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Início»Tecnologia»Como as transmissões automáticas ultrapassaram as manuais em velocidade e eficiência?
Tecnologia

Como as transmissões automáticas ultrapassaram as manuais em velocidade e eficiência?

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos30 de janeiro de 2020
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As transmissões automáticas foram inventadas pela GM na década de 1930, mas na maioria das vezes eram lentas e rudimentares. Em escala comercial, a automação não foi implementada até depois da Segunda Guerra Mundial. Embora a automação diminuísse a quantidade de trabalho que um motorista precisava fazer, os carros equipados com essas “caixas de descarga” eram mais lentos e menos eficientes em termos de combustível.

As transmissões manuais podem ser superadas pela automática a qualquer dia. Isso ocorreu principalmente devido à forma como o torque é convertido em cada tipo de transmissão. Nos manuais, quase 100% do torque de um motor é traduzido diretamente na rotação das rodas. As primeiras transmissões automáticas, por outro lado, usavam um conversor operado hidraulicamente com uma bomba e uma turbina.

À medida que o motor de um carro acelera, a liberação do fluido aumenta, começando a girar a turbina. A rotação da turbina aciona as rodas e, conforme a liberação varia, a transmissão automática muda de marcha. Como não há conexão direta entre a bomba de transmissão e a turbina, a eficiência nos primeiros sistemas automáticos era inferior a 80%.

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Avanços nos últimos 15 anos

No entanto, nos últimos 15 anos, os engenheiros fizeram avanços significativos nas tecnologias automáticas. Agora, a automação é tão boa ou melhor que suas contrapartes manuais. Agora, as transmissões automáticas modernas podem atingir 100% de conversão de torque, como manuais, através da implementação de três dispositivos: relações de transmissão aumentadas, controles eletrônicos e conversores de torque de travamento.

Agora existem sistemas automáticos com 8 a 9 marchas, que permitem que o motor de um carro opere em torno de 1500 RPM altamente eficientes em todas as velocidades. Os controles eletrônicos também permitem que o sistema acionado por computador troque de marcha no horário específico indicado pelo motor. Normalmente, esses sistemas interagem com os controles do motor e podem, com mais precisão do que os motoristas, dizer quando uma transmissão precisa mudar.

Esses controles eletrônicos alimentam todos os conversores de torque de bloqueio que estabelecem uma conexão mecânica dentro das transmissões automáticas. Esses conversores de trava interagem mecanicamente entre a bomba e a turbina na automação para alcançar o mesmo nível de eficiência dos manuais. Com todos esses avanços combinados, as automáticas agora são tão boas ou melhores quanto as manuais.

Atualmente, apenas 3,1% de todos os carros vendidos nos EUA estão equipados com transmissões manuais, e os adolescentes americanos simplesmente não estão aprendendo a dirigir manual. A automação também é melhor para off-road devido à natureza agitada da condução, além de ser superior para grandes indústrias de caminhões. Os seres humanos podem ser bastante precisos quando se trata de mudança manual, mas as interfaces controladas por computador vencem sempre.

Agora, você pode dizer: “os carros comuns agora têm automação porque são fáceis, mas os supercarros nunca mudam do manual”, mas essa afirmação estaria errada. Você não pode comprar um Lamborghini, Ferrari ou McLaren novo equipado com uma transmissão manual. É impossível.

Isso também é reforçado pelo fato de que Mercedes, Range Rover e Lexus produzem transmissões de velocidade automáticas de 7, 8 ou 9, que superam em muito as contrapartes manuais. Até carros projetados para luxo e velocidade estão mudando para automático. A tecnologia está simplesmente superando a antiga interface humana mecânica.

Então, como as transmissões automáticas ultrapassaram as manuais? Bem, através da incorporação de engenharia inovadora e processamento digital, as transmissões automáticas têm melhores reações e tempo do que os humanos jamais puderam. Isso significa que um computador sempre pode superar suas mudanças e maximizar a velocidade e a eficiência do combustível, em perfeita sintonia com a capacidade do motor.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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