Close Menu
Engenharia é:
  • Tecnologia
  • Energia
  • Ciência
  • Notícia
  • Como?
  • Colunas
    • Liderança
    • Vagas
    • Cursos
    • Engenharia em Pauta
    • Engenharia Disruptiva
    • Guia de Engenharia
  • Contato
Artigos Mais Recentes

Adoção de inteligência artificial avança no mundo, mas Brasil ainda caminha devagar

17 de junho de 2025

Pix Automático estréia no Brasil e já é testado por plataformas de streaming

17 de junho de 2025

Governo alemão adota softwares de código aberto e abandona Microsoft

16 de junho de 2025

Inscreva-se para receber atualizações

Receba atualizações sobre Engenharia, Tecnologia, Energia e Notícias no seu email.

Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
  • Contato
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn
Engenharia é:
  • Tecnologia

    Adoção de inteligência artificial avança no mundo, mas Brasil ainda caminha devagar

    17 de junho de 2025

    Governo alemão adota softwares de código aberto e abandona Microsoft

    16 de junho de 2025

    Tecnologia no RH: como a digitalização está reinventando o controle de ponto e a jornada de trabalho

    13 de junho de 2025

    Galaxy S25 Plus (256 GB) tem 42% OFF, oferta inédita

    13 de junho de 2025

    Dinamarca planeja substituir Microsoft por LibreOffice e Linux em órgãos públicos

    12 de junho de 2025
  • Energia

    Kia apresenta novo motor a combustão 2.5 Turbo de alta eficiência, contrariando a tendência de eletrificação total seguida por várias montadoras

    11 de abril de 2025

    Centros de dados devem dobrar consumo de energia até 2030 impulsionados pela inteligência artificial

    10 de abril de 2025

    Energia eólica offshore pode ameaçar a biodiversidade marinha, alerta novo estudo global

    9 de abril de 2025

    Por que a Amazônia deve ser livre da exploração de petróleo e gás fóssil

    8 de abril de 2025

    Califórnia já tem mais carregadores para carros elétricos do que postos de gasolina

    7 de abril de 2025
  • Ciência

    Buracos negros: os supercolisores naturais do Universo?

    13 de junho de 2025

    Qual o segredo da resistência do concreto romano até hoje?

    12 de junho de 2025

    EUA autorizam comercialização de salmão produzido em laboratório

    11 de junho de 2025

    Imagens inéditas dos polos do Sol revelam segredos da atividade magnética

    11 de junho de 2025

    Novo mamógrafo criado no Brasil usa micro-ondas para diagnóstico sem dor

    23 de maio de 2025
  • Notícia

    Pix Automático estréia no Brasil e já é testado por plataformas de streaming

    17 de junho de 2025

    3D UNIV+RSES da Dassault Systèmes no Paris Airshow 2025: Transformando a Indústria Aeroespacial e de Defesa com Experiências Generativas Potencializadas por IA

    12 de junho de 2025

    Instagram permitirá reorganizar a grade do perfil; veja como vai funcionar

    12 de junho de 2025

    WhatsApp testa recurso para resumir conversas nos chats

    12 de junho de 2025

    Governo classifica Instagram como não recomendado para menores de 16 anos

    11 de junho de 2025
  • Como?

    Como é um pneu remold?

    10 de março de 2025

    Quando e onde a primeira roda foi inventada? Uma pesquisa pode revelar esse mistério

    24 de outubro de 2024

    Como tirar o visto por último no Instagram

    4 de março de 2024

    Como usar pesquisa por data no WhatsApp?

    28 de fevereiro de 2024

    Como ver o histórico de vídeos assistidos no TikTok

    29 de janeiro de 2024
  • Colunas
    1. Liderança
    2. Vagas
    3. Cursos
    4. Engenharia em Pauta
    5. Engenharia Disruptiva
    6. Guia de Engenharia
    7. Ver tudo

    Por que entender sobre talentos pode levar a alta performance?

    11 de abril de 2024

    ITA abre concurso para níveis médio e superior com salários de até R$ 14.192,64

    10 de junho de 2025

    Novo app de emprego reúne vagas em mais de 400 empresas

    5 de maio de 2025

    Escassez de mão de obra: Suíça abre vagas para quem fala português em cargos nas áreas de assistente de cozinha, operadores de máquina, mestre de obras e outros cargos!

    7 de abril de 2025

    Trabalhe na FedEX: Processo seletivo exigindo ensino médio com mais de 70 vagas com e sem experiência ao redor do Brasil

    7 de abril de 2025

    MCTI anuncia 10 mil vagas para capacitação gratuita de programadores

    24 de maio de 2025

    Centec oferece mais de 1.600 vagas em cursos profissionalizantes 100% gratuitos e EaD

    10 de abril de 2025

    Udemy libera mais de 2.000 cursos gratuitos online nas áreas de tecnologia, idiomas, negócios e muito mais!

    10 de abril de 2025

    Instituto Federal abre mais de 1.000 vagas em cursos técnicos gratuitos sem precisar fazer provas

    8 de abril de 2025

    Pessoas certas no lugar certo… Receita de sucesso!

    28 de novembro de 2022

    ENDO-EMPREENDEDORISMO – Empresas e Equipes Empreendedoras

    21 de novembro de 2022

    Engenheiros na gestão de empresas?

    14 de novembro de 2022

    Convivência nos tempos modernos…

    7 de novembro de 2022

    Novos Renascimentos: Cinquenta Tons de Homens e Máquinas

    9 de março de 2023

    Computação Quântica: Como Funciona?

    6 de março de 2020

    Como estamos gerando abundância em telecomunicações?

    19 de fevereiro de 2020

    Inteligência Artificial Geral: Quais os desafios em aberto?

    21 de julho de 2019

    Engenharia Civil: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    Engenharia de Produção: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    Engenharia Mecânica: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    Engenharia Elétrica: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    ITA abre concurso para níveis médio e superior com salários de até R$ 14.192,64

    10 de junho de 2025

    MCTI anuncia 10 mil vagas para capacitação gratuita de programadores

    24 de maio de 2025

    Novo app de emprego reúne vagas em mais de 400 empresas

    5 de maio de 2025

    Centec oferece mais de 1.600 vagas em cursos profissionalizantes 100% gratuitos e EaD

    10 de abril de 2025
  • Contato
Engenharia é:
Início»Notícia»Grupo Daimler divide operações: Mercedes-Benz para carros, Daimler Truck para caminhões e ônibus
Notícia

Grupo Daimler divide operações: Mercedes-Benz para carros, Daimler Truck para caminhões e ônibus

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos5 de fevereiro de 2021Atualizado:14 de fevereiro de 2024
Compartilhar Facebook Twitter Telegram WhatsApp LinkedIn E-mail.
WhatsApp Telegram Facebook Twitter LinkedIn E-mail.
Publicidade
Publicidade

A Daimler planeja uma mudança fundamental em sua estrutura, projetada para desbloquear todo o potencial de seus negócios em um futuro com emissões zero e orientado por software. O Conselho de Supervisão e o Conselho de Administração da Daimler concordaram em avaliar uma cisão de seu negócio de Caminhões e Ônibus e iniciar os preparativos para uma listagem separada da Daimler Truck.

Pretende-se que uma participação majoritária significativa na Daimler Truck seja distribuída aos acionistas da Daimler. O negócio Daimler Truck terá uma gestão totalmente independente, governança corporativa autônoma, incluindo um presidente independente do Conselho de Supervisão, e é direcionado para se qualificar como uma empresa DAX. A transação e a listagem da Daimler Truck na bolsa de valores de Frankfurt devem ser concluídas antes do final do ano de 2021. Além disso, também é intenção da Daimler renomear-se Mercedes-Benz no momento apropriado.

“Este é um momento histórico para a Daimler. Representa o início de uma profunda reformulação da empresa. Mercedes-Benz Cars & Vans e Daimler Trucks & Buses são empresas diferentes com grupos de clientes, caminhos de tecnologia e necessidades de capital específicos. A Mercedes-Benz é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo, oferecendo os carros mais desejados para clientes exigentes. Daimler Truck fornece soluções e serviços de transporte líderes da indústria aos clientes. Ambas as empresas atuam em setores que estão passando por grandes mudanças tecnológicas e estruturais. Diante desse contexto, acreditamos que eles serão capazes de operar mais efetivamente como entidades independentes, dotadas de forte liquidez e livres das restrições de uma estrutura conglomerada.” Disse Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz.

Como parte de uma estrutura corporativa mais focada, a Mercedes-Benz e a Daimler Truck também serão apoiadas por entidades dedicadas de serviços financeiros e de mobilidade cativos, impulsionando as vendas com soluções personalizadas de financiamento, leasing e mobilidade, aumentando a retenção e construindo a fidelidade do cliente. Nesse processo, a empresa planeja atribuir recursos e equipes da atual Daimler Mobility tanto à Mercedes-Benz quanto à Daimler Truck.

Publicidade
Publicidade

“Temos confiança na força financeira e operacional de nossas duas divisões de veículos. E estamos convencidos de que uma gestão e governança independentes lhes permitirão operar com ainda mais rapidez, investir de forma mais ambiciosa, buscar crescimento e cooperação e, assim, ser significativamente mais ágeis e competitivos”, acrescentou Källenius.

A Daimler Truck pretende gerar valor para seus acionistas acelerando a execução de seus planos estratégicos, aumentando sua lucratividade e avançando no desenvolvimento de tecnologias livres de emissões para caminhões e ônibus.

“Este é um momento crucial para a Daimler Truck. Com a independência, vêm maiores oportunidades, maior visibilidade e transparência. Vamos crescer ainda mais e continuar nossa liderança em sistemas de transmissão e automação alternativos. Já definimos o futuro do nosso negócio com caminhões elétricos a bateria e células a combustível, bem como posições fortes na direção autônoma. Com parcerias direcionadas, aceleraremos o desenvolvimento de tecnologias-chave para levar os melhores produtos da categoria aos nossos clientes rapidamente”, disse Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler e Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.

“A Daimler Truck já possui uma base financeira sólida e nosso modelo de negócios é robusto. Continuaremos a trabalhar em nossa gestão de fluxo de caixa e sabemos como lidar com os ciclos de mercado da indústria – provamos isso novamente na redução significativa do mercado global relacionado à COVID-19. Temos estratégias claras para elevar nosso desempenho financeiro e acelerar nossa execução. Usaremos nossas marcas globais fortes e conhecidas, nossa escala e nossa tecnologia excepcional para fornecer retornos líderes do setor”, acrescentou Daum.

A Daimler Truck é a maior produtora de caminhões e ônibus do mundo, com posições de liderança no setor na Europa, América do Norte e Ásia, e com mais de 35 locais principais em todo o mundo. Com mais de 100.000 funcionários, ela reúne sete marcas sob o mesmo teto: BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Ônibus e Western Star. Em 2019, um total de cerca de meio milhão de caminhões e ônibus foram entregues aos clientes. A receita em 2019 para as divisões individuais foi de €40,2 bilhões para a Daimler Trucks e €4,7 bilhões para a Daimler Buses. O EBIT – EBIT é a sigla em inglês para “Earnings Before Interest and Taxes”. Em português, significa “lucro antes dos juros e tributos”, que acabou gerando a sigla: LAJIR – totalizou €2,5 bilhões para Daimler Trucks e €283 milhões para Daimler Buses.

Manfred Bischoff, Presidente do Conselho de Supervisão da Daimler, vê a lista de mercado planejada como um passo importante para criar valor: “Mercedes-Benz e Daimler Truck entram nesta transformação com pontos fortes significativos e estamos convencidos de que irão emergir ainda mais fortes como empresas independentes, servindo seus respectivos clientes. Com seus perfis de retorno e necessidades de capital diferentes, a razão para duas entidades independentes é evidente. Estamos convencidos de que o mercado de capitais apreciará a oportunidade de investir em negócios mais claramente focados e puros. A decisão final sobre a cisão deve ser tomada por uma assembleia extraordinária de acionistas da Daimler, que está planejada para ocorrer no terceiro trimestre de 2021.“

Michael Brecht, presidente do Conselho Geral de Trabalhos da Daimler, endossou os planos: “A transformação de nossa indústria está avançando rapidamente. Para acompanhar o ritmo, precisamos investir em inovações com ousadia e rapidez. Para isso, iremos criar um fundo de inovação com um volume de €1,5 bilhão para a Daimler Truck, além de nossos planos financeiros atuais. Isso nos permitirá investir em novos produtos e tecnologias, e teremos um papel ativo contribuindo com nossas idéias. Isso fornece suporte adicional para nossos locais e ajuda a garantir empregos. Além disso, acordos coletivos de trabalho, como nossos acordos trabalhistas, continuarão em vigor até o final da década. A independência planejada trará muitas vantagens à Mercedes-Benz e à Daimler Truck, e continuaremos a fazer tudo ao nosso alcance para defender os interesses de nossos colegas. Temos a oportunidade única de moldar de forma proativa e sustentável nossas unidades de veículos comerciais – da produção ao negócio de serviços – a fim de ajudar a escrever o próximo capítulo da história de sucesso da Daimler Truck.”

Todos os detalhes adicionais da cisão pretendida serão apresentados aos acionistas em uma assembleia extraordinária de acionistas no terceiro trimestre de 2021, a fim de obter a aprovação obrigatória do plano.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

Publicidade
carros Daimler Daimler Truck engenharia mercado Mercedes-Benz trucks
Compartilhe. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp E-mail.
artigo anteriorMontadoras paralisam fábricas por falta de chips de silício
Próximo artigo Dinamarca terá ilha artificial para produzir energia limpa a 80 km da costa, no Mar do Norte
Ademilson Ramos
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Instagram
  • LinkedIn

Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

Publicidade

Publicações Relacionadas

Notícia

Pix Automático estréia no Brasil e já é testado por plataformas de streaming

17 de junho de 2025
3DEXPERIENCE WORLD

3D UNIV+RSES da Dassault Systèmes no Paris Airshow 2025: Transformando a Indústria Aeroespacial e de Defesa com Experiências Generativas Potencializadas por IA

12 de junho de 2025
Notícia

Instagram permitirá reorganizar a grade do perfil; veja como vai funcionar

12 de junho de 2025
Notícia

WhatsApp testa recurso para resumir conversas nos chats

12 de junho de 2025
Notícia

Governo classifica Instagram como não recomendado para menores de 16 anos

11 de junho de 2025
Notícia

Google Meet terá tradução simultânea para o português

11 de junho de 2025
Adicione um comentário

Comentários estão fechados.

Publicidade
Mais Populares

Adoção de inteligência artificial avança no mundo, mas Brasil ainda caminha devagar

Tecnologia

Anatel certifica o mouse Logitech MX Master 4

Tecnologia

Fagulha quântica de Hertz e sua aplicação na microscopia óptica atômica

Ciência
Siga-nos nas Redes Sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram
Publicações Mais Recentes
Tecnologia

Adoção de inteligência artificial avança no mundo, mas Brasil ainda caminha devagar

Ademilson Ramos17 de junho de 2025
Notícia

Pix Automático estréia no Brasil e já é testado por plataformas de streaming

Ademilson Ramos17 de junho de 2025
Tecnologia

Governo alemão adota softwares de código aberto e abandona Microsoft

Ademilson Ramos16 de junho de 2025
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
© 2025 Engenharia é:.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.