No final do ano passado, a administradora de estradas CCR RioSP anunciou a implantação da primeira versão de pedágio sem barreiras nas rodovias brasileiras, o sistema Free Flow. As primeiras instalações desse novo sistema estão em progresso na rodovia Rio-Santos (BR-101).
As estruturas estão sendo instaladas em diferentes regiões do Rio de Janeiro, como em Itaguaí, no quilômetro 414, em Mangaratiba, no quilômetro 447, e em Paraty, no quilômetro 538. A CCR já iniciou os trabalhos de terraplanagem, fundação e construção das salas técnicas nas regiões.
A instalação começou no final de 2022, mas deve ser concluída até o final de março de 2023, quando o sistema começará a cobrar os motoristas. Até o momento, a tarifa a ser cobrada ainda não foi revelada.
“A rodovia Rio-Santos será a primeira do Brasil a contar com esse método inovador de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência adquirida neste trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias”, disse o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.
Como funciona o pedágio sem cancela?
O objetivo do sistema Free Flow é permitir que os motoristas possam passar pelos pedágios sem precisar parar ou diminuir a velocidade. Ele funciona com um sistema eletrônico de cobrança, que identifica e classifica o tipo de veículo para calcular o valor a ser pago. Os motoristas podem escolher entre duas formas de pagamento: usando uma TAG instalada no para-brisa ou com a leitura da placa do veículo. Quem opta por utilizar a TAG, pode receber até 70% de desconto na fatura mensal, especialmente para usuários frequentes.
O sistema Free Flow oferece aos motoristas uma opção de pagamento com adesivo eletrônico, que oferece 5% de desconto no pedágio. Além disso, aqueles que não instalarem a TAG no para-brisa poderão pagar o pedágio por meio de PIX, chatbot via WhatsApp, app ou portal web da concessionária. A concessionária planeja lançar uma campanha educativa para explicar como o novo sistema funciona.
Segundo a gerente de regulação rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fernando Berbelli Feitosa, o sistema Free Flow representa um importante avanço para os usuários, pois torna a experiência de passar pelo pedágio mais agradável, mais rápida e menos poluente.
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