A Microsoft não demonstra mais interesse em desenvolver consoles Xbox. A afirmação vem de Laura Fryer, ex-produtora executiva da Microsoft Game Studios e uma das integrantes da equipe original responsável pelo lançamento do Xbox. Em um vídeo publicado em 28 de junho, ela foi direta: “Pessoalmente, acho que o hardware do Xbox está morto.”
A crítica surge em meio a duas movimentações recentes da Microsoft: a parceria com a AMD para o desenvolvimento de chips da próxima geração e o lançamento dos portáteis ROG Ally e Ally X, fruto de colaboração com a Asus. Apesar das novidades, Fryer acredita que a marca perdeu o protagonismo no setor de hardware.
Microsoft depende de terceiros para inovar
Segundo Fryer, os novos dispositivos não justificam sua existência como produtos da linha Xbox, já que são essencialmente PCs portáteis com Windows 11 e design assinado pela Asus. Para ela, falta identidade e inovação própria:
“Infelizmente, não acho que marketing vá bastar. Não há literalmente nenhum motivo para comprar esse portátil.”
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A executiva demonstrou frustração com os rumos da marca, afirmando que vê seu legado sendo diluído:
“Não gosto de ver todo o valor que ajudei a criar ser lentamente destruído. Parece que a Xbox não quer — ou não consegue — mais lançar hardware. Essa parceria [com a Asus] é um caminho lento de saída. O plano parece ser apenas levar todos ao Game Pass.”
Falta de foco em jogos exclusivos preocupa
Fryer também criticou a ausência de títulos de peso nas recentes apresentações da marca, citando games como State of Decay 3, Perfect Dark e Fable, que seguem sem grandes atualizações mesmo após anos em desenvolvimento. Segundo ela, a Microsoft está priorizando o serviço Game Pass em detrimento dos pilares que construíram o sucesso inicial do Xbox: suporte a desenvolvedores, boas ferramentas e jogos exclusivos impactantes.
“Eles estão apostando tudo no Game Pass e deixando a inovação de hardware nas mãos dos parceiros. Mas onde estão os novos sucessos? O que vai fazer as pessoas continuarem se importando com o Xbox daqui a 25 anos?”
Xbox enfrenta cortes e incertezas internas
O cenário dentro da divisão Xbox também não é animador. Após a aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões, a Microsoft já realizou três grandes rodadas de demissões, afetando cerca de 1.900 funcionários em janeiro de 2024. Agora, uma nova leva de cortes está sendo preparada, segundo fontes ligadas à empresa.
A pressão por lucratividade aumentou, e o Xbox parece viver um momento de reestruturação profunda — que levanta dúvidas sobre seu futuro como plataforma de hardware.
Com informações da IGN.
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