Na semana passada, estávamos conversando neste espaço sobre a proliferação de novos pequenos negócios durante a pandemia. Afinal, ocorreram muitos problemas com a economia em geral, e as pessoas às vezes tinham que “se virar” para manter-se com suas famílias. O que então ocorreu com esses negócios? Muitos falharam, às vezes agravando a situação financeira de quem os criou; outros, felizmente desabrocharam… Conversamos também sobre a chave para o sucesso, que era o atendimento de uma necessidade reconhecida ou mesmo intuída no entorno do novo negócio…
Mas outros detalhes têm que ser cuidados por quem se propõe a criar um negócio. Por exemplo, no detalhamento da necessidade a ser atendida, deve-se pensar em como o produto vai atender à necessidade, como os possíveis clientes vão interessar-se, se já existem concorrentes com algum tipo de diferencial em relação ao que vai ser proposto no novo negócio, etc. E lembre-se de que “produto”, neste texto, na realidade engloba produtos “físicos” ou serviços.
Outro ponto importante é o preço a ser cobrado pelo serviço. É preciso verificar qual é a faixa de preços praticada na região onde o produto vai ser lançado, se sua proposta de preço é compatível com as possibilidades dos futuros clientes, e se eles estarão dispostos a pagá-lo. Uma boa investigação junto aos possíveis concorrentes, próximos ou mais distantes, poderá dar uma boa ideia a respeito… Também é importante verificar-se se o preço cobrado vai poder dar um retorno financeiro justo, razoável e condigno, ainda permitindo cobrir em um prazo aceitável os investimentos que foram feitos para o lançamento do produto.
E o local escolhido para o estabelecimento do ponto de venda do produto? Esse, infelizmente, foi o motivo do fracasso de muitos novos negócios que vi por aqui…O local, além de estar localizado onde os possíveis clientes geralmente circulam, deve ser facilmente visível e acessível a eles, com decoração adequada e convidativo, para que as pessoas se interessem por ele, visitem-no, e mesmo comecem a propaganda “boca a boca”… Atualmente, até uma possível facilidade de estacionamento e circulação deve ser estudada. E, no caso de negócios virtuais, quais seriam os canais mais apropriados?
Também é muito necessário estudar como será a divulgação para os possíveis clientes. Não basta abrir o negócio, e esperar… É muito importante saber quais são os melhores canais para apresentar o negócio e como mostrar que ele é importante e diferente dos demais – às vezes, uma pequena diferença do que normalmente fazem os concorrentes atrai o cliente…Um estudo sobre como os concorrentes fazem a sua própria divulgação, procurando ver nessas ações as possíveis falhas, pode trazer ótimas ideias sobre como proceder para obter o melhor do seu próprio processo de marketing. Aliás, é importante lembrar que observar e questionar os clientes sobre possíveis melhorias no negócio também é marketing – afinal, o “cliente sempre tem razão”…
Finalmente, os colaboradores, que serão necessários quando o negócio crescer. São adequados às suas funções? Estão “vestindo a camisa”? Estão sendo convenientemente treinados e remunerados? Muito negócios naufragam por causa de atendimento precário…
Enfim, se tomarmos cuidado e trabalharmos bem, aquele negócio de que precisamos ou que pode realizar um sonho pode ser muito bem sucedido! Bons negócios!
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