Vamos pegar alguns dos “ingredientes” mostrados anteriormente, e colocá-los em prática. E já que falamos em “escolas inovadoras”, vamos lá… Os “ingredientes” a utilizar serão:
– Os jovens de hoje: “buscam resultados em curto prazo…”
– Um dos “faça” de Peter Drucker: “a inovação deve estar dentro de conceitos estabelecidos, e ser claramente percebida…”
Ora, o “conceito estabelecido” é a aula tradicional, bem conhecida e utilizada… E onde está a inovação, que também deve ser “simples e concentrada, fazendo apenas uma coisa”? Simples…
Para atender aos dois “ingredientes”, podemos fazer com que o conteúdo (assunto da aula) seja dimensionado para que comece e termine na mesma sessão, sendo que ele deve ser colocado de modo com que os alunos percebam sua aplicação prática, na vida e/ou carreira. Os exercícios, reflexões e debates que ocorrerem deverão seguir a mesma “toada”.
Vai dar certo! Os alunos perceberão a importância do que está sendo ministrado, e poderão se interessar e aprender mais…
Se você for professor, experimente! Se for aluno, pense se não seria melhor!
Vamos praticar mais na próxima semana?
Por Mario Augusto de Souza Nune