Para muitos, acordar cedo com disposição não é nada fácil. Mas a ciência pode ajudar a tornar essa tarefa menos árdua.

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Alguns estudos foram divulgados em um texto publicado nesta semana pelo Business Insider. De acordo com um trabalho da universidade australiana de Victoria, essa preguiça matinal tem até um nome específico: inércia do sono.

Testes realizados em laboratório pela instituição de ensino, mostraram que ela pode durar mais de 30 minutos e que afeta as funções cognitivas – como percepção, atenção e memória. Mas há vários meios para combater esse problema.

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Café

Um desses meios é o famoso cafezinho. A cafeína, substância estimulante presente nessa bebida, age no sistema nervoso. Ela ajuda no combate à inércia do sono, de acordo com um estudo da universidade da Pensilvânia e da Escola de Medicina de Harvard.

Carboidratos

Outro meio contra a preguiça matinal é trocar alimentos gordurosos pelo bom e velho pão francês. Um estudo da universidade australiana de Sydney mostrou que quem tem uma primeira refeição do dia rica em fibras e carboidratos fica mais alerta do que aqueles que optam por um café da manhã rico em gordura.

Chocolate amargo

Entretanto, comer um chocolate amargo pela manhã pode ajudar no combate à preguiça. Quem afirma é a Universidade de Reading, do Reino Unido. De acordo com ela, os flavonoides presentes no cacau  provocam uma melhora aguda da visão e das funções cognitivas.

Chiclete

Se todas essas dicas não ajudarem, masque um chiclete. Segundo um estudo da universidade Northumbria, do Reino Unido, isso também faz bem às funções cognitivas do nosso corpo.

Mas nunca deixe de tentar dormir entre sete e oito horas por noite. Para a maioria dos especialistas, esse é o tempo de sono necessário para quem deseja ter um dia produtivo e uma vida com saúde.

Afinal, quantas horas de sono você realmente precisa? Confira nosso artigo sobre esse dilema.

Fonte da imagem: shutterstock.com

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