Um buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia parece estar ficando mais faminto e os cientistas não sabem ao certo o porquê.

Em um estudo publicado no Astrophysical Journal Letters, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), examinou mais de 13.000 observações do buraco negro supermassivo – conhecido como Sagitário A * – datado em 2003.

Essas observações, do Very Large Telescope no Chile e do WM Keck Observatory no Havaí, revelaram pelo menos três picos de brilho “sem precedentes” no início deste ano em regiões fora do horizonte de eventos do buraco negro – o ponto além do qual nada, nem mesmo a luz , pode escapar.

Os cientistas dizem que os aumentos no brilho ao redor do buraco negro são causados ​​pela radiação, que absorve uma quantidade incomumente grande de gás e poeira

“Nunca vimos algo assim nos 24 anos em que estudamos o buraco negro supermassivo”, disse Andrea Ghez, co-autora sênior do estudo da UCLA, em comunicado. “Geralmente é um buraco negro fraco e frágil em uma dieta. Não sabemos o que está motivando esse grande banquete.”

Enquanto o brilho de Sagitário A * sempre varia até um certo grau, as observações incomuns – registradas em abril e maio deste ano – eram de natureza extrema, particularmente as medidas feitas em 13 de maio.

“A primeira imagem que vi naquela noite, o buraco negro estava tão brilhante que inicialmente a confundi com a estrela S0-2, porque nunca tinha visto Sagitário A * tão brilhante”, autor principal do estudo Tuan Do, também da UCLA, disse em um comunicado. “Mas rapidamente ficou claro que a fonte tinha que ser o buraco negro, o que foi realmente emocionante”.

No momento, não está claro se as últimas observações indicam um evento pontual ou o início de um período de maior atividade para o buraco negro.

“A grande questão é se o buraco negro está entrando em uma nova fase – por exemplo, se a torneira foi aumentada e a taxa de gás que cai no” dreno “do buraco negro aumentou por um longo período – ou se acabamos de ver os fogos de artifício de algumas gotas incomuns de gás caindo “, disse Mark Morris, da UCLA, outro autor co-sênior, em comunicado.

Os cientistas propuseram várias explicações possíveis para os aumentos no brilho. Isso inclui a sucção de gás no buraco negro da estrela S0-2 ou da estrela binária G2, enquanto eles se aproximavam de Sagitário A *. Outra possibilidade são grandes asteróides sendo arrastados para o buraco negro.

A equipe diz que são necessárias mais pesquisas para determinar o que exatamente está acontecendo em Sagitário A * – que está localizado a cerca de 26.000 anos-luz da Terra.

“Queremos saber como os buracos negros crescem e afetam a evolução das galáxias e do universo”, disse Ghez. “Queremos saber por que o buraco supermassivo fica mais brilhante e como fica mais brilhante.”