Se você é aquela pessoa que gosta de usar planilhas pra tudo, você provavelmente já sabe que o Microsoft Excel pode ser uma ótima opção. Não é mesmo? No entendo se palavras como células, fórmulas e funções fazem você sentir um calafrio, isso significa que você não teve uma boa experiência com o programa no passado. Certo?

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Gostaria de dizer a você que, se bem otimizada, a planilha do Excel permitirá que você economize muito tempo, trabalho e por quê não dinheiro?

Com alguns comandos simples, você vai conseguir resultados excelentes em um curto espaço de tempo. Confira algumas fórmulas que vão tornar sua experiência de uso do Excel mais simples e eficaz:

Formulas básicas do Excel:

Assim como na escola, as primeiras fórmulas aprendidas são as de adição, subtração, multiplicação e divisão. No Excel não é diferente.

  • Adição =SOMA(célulaX;célula Y)
  • Subtração =(célulaX-célulaY)
  • Multiplicação = (célulaX*célulaY)
  • Divisão =(célulaX/célulaY)

Fórmulas que são requisitadas com frequência:
São aquelas que mostram valores de média, máxima e mínimo. Mas para usar essas funções, você precisa estabelecer um grupo de células.

  • Média =MEDIA(célula X:célulaY)
  • Máxima =MAX(célula X:célulaY)
  • Mínima =MIN(célula X:célulaY)

Função Se:
Essa função trata das condições de valores solicitados. Para que você entenda, caso trabalhe em uma loja, por exemplo, e você precise saber se os produtos ainda estão em estoque ou precisam de mais unidades, essa é uma excelente ferramenta.

  • Função Se =se(célulaX<=0 ; “O que precisa saber 1” ; “o que precisa saber 2”)

Atalho no teclado:
Abaixo estão as mais requisitadas.

CTRL + ( Para visualizar dados que não estão próximos, você pode usar a opção de ocultar células e também colunas. Usando esse comando você fará com que as linhas correspondentes à seleção sejam ocultadas, por exemplo. Para que aquilo que você ocultou reapareça, selecione uma célula da linha anterior e uma da próxima e depois tecle CTRL + SHIFT + (

CTRL + )
Atalho igual ao anterior, mas oculta colunas e não linhas

CTRL + SHIFT + $
Aplique a conteúdos monetários o formato de moeda. Ele coloca o símbolo desejado (por exemplo, R$, US$) no número, além de duas casas decimais

CTRL + SHIFT + Asterisco (*)
Para selecionar dados que estão em volta da célula naquele momento ativa. Caso existam células vazias no meio dessas informações, elas também serão selecionadas

CTRL + Sinal de adição (+)
Para inserir células, linhas ou colunas no meio dos dados, por exemplo.

CTRL + Sinal de subtração (-)
Para excluir células, linhas ou colunas inteiras, por exemplo.

CTRL + D
Quando você precisar que todas as células de determinada linha tenham o mesmo valor, use e abuse desse comando. Por exemplo: o número 74 está na célula A1 e você quer que ele se repita até a linha 20. Selecione da célula A1 até a A20 e pressione o comando. Todas as células serão preenchidas com o mesmo número.

CTRL + R
Igual ao comando acima, mas para preenchimento de colunas, por exemplo.

CTRL + ALT + V
O comando “colar valores” faz com que somente os valores das células copiadas apareçam, sem qualquer formatação.

CTRL + PAGE DOWN
Muda para a próxima planilha da sua pasta de trabalho.

CTRL + PAGE UP
Similar ao anterior, mas muda para a planilha anterior.

CTRL+SHIFT+&
Aplica o contorno às células selecionadas.

CTRL+SHIFT+_
Remove o contorno das células selecionadas.

CTRL+SHIFT+Sinal de porcentagem (%)
Aplica o formato porcentagem sem casas decimais.

CTRL+SHIFT+ Sinal de cerquilha (#)
Inclui no arquivo data com dia, mês e ano.

CTRL+SHIFT+ Sinal de arroba (@)
Inclui no arquivo hora com a hora e minutos, AM ou PM.

SHIFT + BARRA DE ESPAÇO
Seleciona toda a linha da célula atual.

CTRL + BARRA DE ESPAÇO
Seleciona toda a coluna da célula atual.

CTRL + SETAS DIRECIONAIS ( segurando SHIFT faz a mesma coisa, porém selecionando as células)
Navega até a ultima célula com alguma informação, por exemplo, caso esteja dentro de uma tabela de dados, e queira ir até o limite da direita nesta tabela basta fazer o comando com a seta para direita.

CTRL + 1
Abre a caixa de formatação das células.

F4 (enquanto estiver digitando alguma função)
Adiciona o $ à célula onde o cursor está posicionado,  afim de então travar a referencia relativa ou não. Pressionando repetidas vezes, ele alterna entre totalmente travada, apenas na linha, apenas na coluna e sem trava. Por exemplo:  =B4+C4 sendo que o cursor está na C4, ao pressionar o botão F4 ele muda para =B4+$C$4.

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Ah, se você lembrar de mais algum comando que facilite a nossa vida, deixe ele aqui nos comentários! \o/

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