A Jaguar Land Rover quer atingir zero emissões até 2036, e uma das etapas que está tomando para tornar isso uma realidade é desenvolver um Defender movido a célula de combustível de hidrogênio. A montadora diz que está trabalhando em um protótipo e planeja começar a testar a versão sem emissões de seu icônico SUV no final de 2021 no Reino Unido.
As células a combustível de hidrogênio podem alimentar um veículo combinando hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, tendo apenas água como emissão. A Jaguar explica que as células de combustível permitem um reabastecimento rápido e têm alta densidade de energia, o que as torna ideais para veículos maiores e de longo alcance. Além disso, os veículos movidos a células de combustível têm um bom desempenho em ambientes frios, uma vez que apresentam perda mínima de alcance em baixas temperaturas.
A empresa chamou o trabalho que está fazendo para desenvolver o veículo de energia limpa de “Projeto Zeus”. Parcialmente financiado pelo Centro de Propulsão Avançada, apoiado pelo governo do Reino Unido, a iniciativa dará aos engenheiros da Jaguar as informações de que precisam para otimizar um trem de força a hidrogênio. A esperança é desenvolver veículos com célula de combustível que possam oferecer o mesmo desempenho e capacidade – quando se trata de alcance, capacidade off-road e até mesmo de reboque – que seus equivalentes convencionais.
Além de almejar emissões zero do tubo de escape até 2036, a Jaguar também espera atingir emissões líquidas de carbono zero em sua cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039. Ambas as metas são parte de sua estratégia “Reimaginar” anunciada em fevereiro, quando a montadora revelou que ela só vai construir carros totalmente elétricos a partir de 2025.
Ralph Clague, chefe de células de hidrogênio e combustível da Jaguar Land Rover, disse em um comunicado:
“Sabemos que o hidrogênio tem um papel a desempenhar no futuro mix de trem de força em toda a indústria de transporte e, ao lado dos veículos elétricos a bateria, oferece outra solução de emissão zero de escape para as capacidades e requisitos específicos da linha de veículos de classe mundial da Jaguar Land Rover. O trabalho realizado ao lado de nossos parceiros no Projeto Zeus nos ajudará em nossa jornada para nos tornarmos um negócio de carbono zero até 2036, enquanto nos preparamos para a próxima geração de veículos com emissões zero.”
A Jaguar não revelou um cronograma para o Defender de célula de combustível, a não ser que ele começará a passar por uma bateria de testes este ano para verificar os principais atributos, incluindo capacidade off-road e consumo de combustível.
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