Dados obtidos pelo EV-volumes.com indicam que a indústria do carro elétrico cresceu 43% em 2020, comparando com números do ano anterior, 2019.
De acordo com o relatório, foram 3,24 milhões de modelos totalmente elétricos ou híbridos estilo plug-in comercializados, com a Europa sendo a região que mais movimentou o mercado do elétrico — uma tendência que deve ser mantida, especialmente em relação a políticas de países como Noruega e Alemanha.
A China fica na segunda colocação, à frente de Estados Unidos e Japão.
A Tesla foi a responsável por 62% da venda de todos os veículos plug-in e 79% dos modelos elétricos movidos exclusivamente por bateria dos Estados Unidos.
A Volkswagen vem logo atrás.
Muitos mercados europeus dobraram ou triplicaram suas vendas de carros elétricos. Os EUA ficaram ainda mais para trás, os volumes dependeram da capacidade da Tesla e dos compromissos dos estados da ZEV Alliance, aliança para adoção de emissão zero de carbono.
As vendas na China voltaram ao normal no segundo semestre de 2020, atingindo 240 mil unidades somente em dezembro. O total para 2020 reflete as vendas fracas durante o 1º semestre.
O quadro geral é que as vendas globais de carros elétricos retornaram à curva S em termos de volume e estão um pouco acima da tendência em termos de participação. Para o ano em curso, espera-se 4,6 milhões de vendas de plug-ins com maior crescimento na América do Norte e China. A Europa não deve repetir o aumento de 137% do ano passado, mas 2 milhões de vendas estão ao alcance.
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