Foi em abril de 2002 durante a conferência anual da empresa alemã Volkswagen, que o então presidente do grupo, Ferdinand Piëch, apresentou o conceito 1-Litre. Apesar do visual, para a época ser estranho e futurista, a promessa era de produzir um carro que consumisse apenas 1 litro de combustível a cada 100 km.
A ideia demorou entretanto para ser concretizada e apenas em 2013 a Volkswagen atingiu seu objetivo e lançou o XL1, que marcava impressionantes 111,1 km/l.
A versão de produção do Volkswagen que faz 111,1 km/l só apareceu no Salão do Qatar. Mais próximo de um carro comum, ainda que tivesse um visual exótico, o VW XL1 mudou drasticamente para chegar às ruas. O motor era de 0.8 dois cilindros turbo diesel, porém remanejado para render 48 cv somado a um motor elétrico 27 cv que poderia atuar em conjunto ao diesel ou de maneira totalmente independente por até 35 km, com velocidade máxima de 80 km/h, a partir dessa velocidade o motor diesel entra em ação.
O comprimento do XL1 é de 3,97m, praticamente o mesmo de um Gol, que tem 3,89 m, enquanto sua largura é de 1,68 m, apenas 4 cm maior que a largura de um Up!.
O que impressiona é sua altura, de míseros 1,18 m, a mesma do clássico VW SP2, um carro reconhecido por ser extremamente baixo. Para obter a largura a menor possível, o Volkswagen XL1 tinha banco traseiro deslocado 20 cm para trás do dianteiro. Os assentos, por sua vez eram extremamente finos e possuíam poucas opções de ajustes.
O carro não possuía nem direção hidráulica e vidros elétricos, tudo isso para chegar a 795 kg.
A produção teve início em 2013 e durou até meados de 2014. Foram feitos apenas 200 Volkswagen XL1, custando €111,000, algo perto de R$750 mil reais nas catações atuais – fez dele um dos carros mais caros da Volkswagen já vendidos na Europa e raramente um desses é visto no mercado de usados.
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