Os veículos Tesla serão capazes de carregamento bidirecional nos próximos dois anos, de acordo com comentários do vice-presidente da Tesla, Drew Baglino, durante o evento do Investor Day. Durante a sessão de perguntas e respostas, uma questão foi levantada sobre se a Tesla se moveria para permitir o carregamento bidirecional em seus carros, observando a relutância histórica da empresa em fazê-lo. Baglino afirmou que a falta de carregamento bidirecional não era realmente uma decisão consciente, mas sim uma prioridade na época. No entanto, a Tesla encontrou maneiras de reduzir os custos e introduzir o carregamento bidirecional em seus veículos. Baglino acrescentou que isso poderia acontecer nos próximos dois anos, já que a Tesla está passando por um processo de reorganização para a fabricação de seus eletrônicos de energia.
No entanto, o CEO Elon Musk expressou ceticismo sobre a ideia, afirmando que poucas pessoas provavelmente usariam o carregamento bidirecional, a menos que possuíssem um Powerwall. Ele observou que se você desconectar seu carro, sua casa ficará sem energia, o que é extremamente inconveniente. Isso sugere que a Tesla ainda não está totalmente comprometida com o carregamento bidirecional, mas tem a capacidade técnica de fazê-lo.
O carregamento bidirecional permite que o carro envie energia para dispositivos, uma casa ou até mesmo para a rede elétrica. Historicamente, a Tesla e outros fabricantes de carros resistiram à implementação do carregamento bidirecional em seus veículos. Alguns carros, como o Hyundai/Kia E-GMP, o Rivian e o Ford F-150 Lighting, já são capazes de carregamento bidirecional, mas a maioria dos fabricantes ainda não oferece essa funcionalidade.
Embora a Tesla possa ter a capacidade técnica de fornecer o carregamento bidirecional, ainda há questões a serem resolvidas, como a gestão da demanda e a compatibilidade com os carregadores existentes. Além disso, a ideia de que a casa ficará sem energia quando o carro estiver desconectado não é um problema real para a maioria das pessoas.
Baglino também mencionou que há mais valor em simplesmente “carregar o carro na hora certa”, em vez de enviar energia de volta. E isso é verdade – enquanto o sonho de usar milhões de VE como energia de backup para a rede é interessante, os VE já podem ajudar a rede simplesmente carregando na hora certa, quando há excesso de energia disponível, e não carregando nos picos. A maioria dos VE já faz isso, porque muitos locais oferecem tarifas “hora do uso” permitindo que os VE obtenham eletricidade mais barata à noite, o que já funciona bem ao incentivar os proprietários a carregar à noite em vez de durante a demanda máxima de eletricidade. E, na verdade, a Tesla até anunciou isso no evento do Investor Day – eles estão oferecendo carregamento noturno por US$30/mês no Texas ainda este ano, onde sua rede isolada muitas vezes lida com um excesso de energia eólica à noite sem ninguém para vender, de forma que os preços no atacado às vezes ficam negativos.
Mas essas respostas indicam possíveis tensões internas sobre se adicionar a capacidade de carregamento bidirecional aos carros. Isso é algo que muitos proprietários de VE gostam na teoria, mas que pode abrir uma grande discussão na prática, e pode não ajudar a Tesla a vender muitos carros de qualquer maneira, já que é um grupo bastante pequeno de pessoas clamando por essa funcionalidade. A resposta de Baglino mostrou que a capacidade técnica está lá, mas a resposta de Musk mostrou que talvez a Tesla ainda pense que os clientes possam estar confusos ou resistentes à ideia de perder certa quantidade de controle sobre o uso de energia de seu veículo e casa.
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