A Ebusco, sediada na Holanda, entregou seu primeiro modelo 3.0, um destaque em ônibus elétrico de longo alcance e peso leve, produzido em série.
A Ebusco afirma que o modelo 3.0, que possui uma carroceria composta 27% mais leve do que uma carroceria convencional, é uma “mudança de jogo” na indústria de ônibus elétricos. A empresa diz que a carroceria leve do 3.0 prolonga a vida útil operacional do ônibus para 25 anos.
A Ebusco oferece o modelo 3.0 em comprimentos de 12m e 18m, sendo um ônibus de 12m entregue hoje para a gigante internacional de transporte público Transdev, para operar em Hilversum, na Holanda. A Transdev é a primeira empresa a utilizar os ônibus Ebusco 3.0 produzidos em série nas estradas.
O modelo de 12m tem peso próprio de 9.500 kg, resultando em um consumo de energia extremamente baixo. Ele possui autonomia de até 575 km e potência máxima de 2 x 125 kW. O modelo de 18m possui uma impressionante autonomia de até 700 km. Ambos os tamanhos de ônibus utilizam baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) com capacidade de célula de 105 ampere-hora e 3,2 V.
As baterias são integradas ao piso, proporcionando um baixo centro de gravidade e excelente dirigibilidade.
Um ônibus piloto Ebusco 3.0 está em operação há mais de um ano e meio em Munique, onde seu consumo de energia foi constatado como mais de 30% inferior ao de seu antecessor elétrico, o Ebusco 2.2. A versão de 12m desse modelo é mais pesada que o 3.0 de tamanho comparável, com um peso próprio de 13.580 kg.
Nos próximos meses, a Ebusco entregará seus ônibus 3.0 em fases. Problemas na cadeia de suprimentos forçaram a empresa a aguardar as peças finais do 3.0 desde o final de 2022. Agora, a empresa pode avançar com a produção em série e, no “médio prazo”, tem como objetivo uma capacidade de produção de 3.000 ônibus por ano.
Aqui está como a Ebusco fabrica seus ônibus 3.0 – e tudo começa com a trança de fibras de carbono:
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