A divulgação do balanço de vendas de veículos eletrificados, tanto em outubro como no acumulado do ano, pelo presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., enfatizou a preferência crescente dos consumidores por veículos híbridos. Este ano, presenciamos um total de 67.056 emplacamentos de veículos eletrificados, representando um crescimento de 73% em relação ao mesmo período de 2022. Apesar desse aumento, é relevante observar que, durante o mesmo período, o mercado brasileiro absorveu mais de 1,7 milhão de veículos leves, evidenciando que a eletrificação ainda compreende uma fatia pequena do mercado.
No entanto, dentro desse cenário, os veículos híbridos se destacaram, com 56.955 licenciamentos, enquanto os modelos 100% elétricos totalizaram 10.101 vendas. Em outubro, esses números atingiram 7.167 e 2.370 unidades, respectivamente, resultando em um total de 9.537 veículos eletrificados vendidos no mês.
A maioria das marcas estabelecidas no Brasil está optando pela tecnologia híbrida flex como o melhor caminho em direção à eletrificação. A Toyota, que já produz o Corolla e o Corolla-Cross nessa configuração, anunciou planos para testar o lançamento de um veículo híbrido plug-in no país.
Produtos semelhantes também fazem parte dos planos de outras fabricantes, como a Stellantis, Volkswagen e Renault. A Stellantis confirmou que seus primeiros veículos eletrificados serão produzidos na fábrica de Goiana, PE, a partir do próximo ano. Enquanto isso, a marca francesa, Renault, recentemente anunciou a inclusão de um modelo híbrido flex entre os oito novos veículos a serem lançados fora da Europa.
Até mesmo as novas marcas que estão entrando no mercado brasileiro já declararam que iniciarão sua produção com veículos híbridos flex. Isso é evidenciado pelas chinesas GWM e BYD, que planejam iniciar suas operações em 2024. A GWM estabelecerá uma fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, enquanto a BYD fará o mesmo em Camaçari, na Bahia. É importante ressaltar que esses locais anteriormente abrigavam as instalações da Mercedes-Benz e da Ford, respectivamente.
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