A Renault anunciou um ambicioso plano estratégico para crescer internacionalmente com maior rentabilidade durante o período de 2023 a 2027. Este plano envolve um investimento de € 3 bilhões e inclui o lançamento de oito novos modelos. O primeiro desses modelos é o SUV Kardian, que foi apresentado em um evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, como parte do “International Game Plan 2027”, alinhado com o plano Renaulution da empresa.
Esse investimento global de quase R$ 16 bilhões fora da Europa não se limita ao desenvolvimento de novos produtos. Ele também abrange melhorias na manufatura nas quatro regiões onde a Renault mantém fábricas, que incluem a América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e China. Dentre o investimento total de € 3 bilhões, € 300 milhões são direcionados para o novo SUV do segmento C, fazendo parte do aporte de R$ 2,2 bilhões anteriormente anunciado pela Renault brasileira no ano passado.
Esses oito novos modelos incluem cinco nos segmentos C e D, com a inclusão de versões híbridas, inclusive uma versão flex a etanol, conforme destacado por Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina. Com foco na eficiência em consumo de combustível e na redução de emissões de CO2, esses novos veículos apresentarão diversas fontes de energia e motorizações, tais como combustão interna, flexfuel (E85), GLP, híbrido leve (mild hybrid advanced) de 48V e híbrido completo (full hybrid), com opções de tração dianteira ou 4×4.
Durante a apresentação do Kardian, Fabrice Cambolive, CEO global da Renault, enfatizou a importância do Brasil para a empresa e anunciou a intenção da marca de comercializar um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos vendidos fora da Europa até 2027. Ele destacou: “Agora que a renovação dos nossos produtos está rendendo frutos na Europa, estamos tornando nossa marca mais global e rentável. Por isso, a Renault está intensificando sua presença nos mercados internacionais, lançando oito novos veículos até 2027, baseados em um número reduzido de plataformas compartilhadas entre diferentes regiões, a fim de aumentar nossas sinergias.”
A empresa desenvolveu a plataforma CMF (Common Module Family) para a América Latina, Norte da África, Turquia e Índia, que demonstrou sua flexibilidade por meio de diversas opções de comprimento de veículos, entre-eixos e módulos traseiros. Cambolive também revelou a picape conceito Niagara, construída sobre a mesma plataforma do Kardian, enfatizando a versatilidade da plataforma CMF para oferecer aos clientes diferentes carrocerias e silhuetas.
Além disso, a plataforma CMF é compatível com arquitetura elétrica e eletrônica, atendendo a regulamentações atuais e futuras, permitindo a inclusão da tecnologia de motorização E-Tech híbrida 4×4, exemplificada no Kardian. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Renault em expandir sua presença no mercado internacional e oferecer soluções sustentáveis em veículos.
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