A Ford assinou um memorando de entendimento (MoU) para estabelecer uma nova joint venture com a LG Energy Solution e a Koç Holding. A JV planeja construir uma das maiores instalações comerciais de células de bateria de veículos elétricos da Europa, com capacidade potencial de produção anual de até 45 GWh.
No ano passado, a Ford anunciou que se tornaria uma marca totalmente elétrica na Europa até 2035, com nove veículos elétricos em sua linha até 2024.
Após lançar com sucesso o Mustang Mach-E, Mach-E GT e E-Transit, a Ford diz que adicionará três novos veículos de passageiros, incluindo pelo menos um crossover elétrico construído na plataforma MEB da VW, além de quatro novos veículos comerciais na região.
A Ford está transformando seu negócio na Europa com uma nova geração de veículos elétricos. No entanto, componentes de VE, particularmente células de bateria, serão críticos para apoiar as ambições da montadora.
Em março, a Ford anunciou que havia assinado um MoU com a SK On e a Koç Holding para criar uma das maiores fábricas de baterias de VE da Europa, com capacidade anual na faixa de 30 a 45 GWh, na Turquia.
Mais recentemente, um relatório afirmou que a Ford queria acelerar a mudança para VE na Europa e expandir sua lista de possíveis fornecedores de células de bateria para a região, incluindo a LG Energy Solution.
O projeto entre a Ford, a LGES e a Koç Holding está em andamento e espera-se que comece perto de Ancara, Turquia, ainda este ano. A capacidade de produção anual deverá ser de pelo menos 25 GWh, mas poderá se expandir para até 45 GWh.
Lisa Drake, vice-presidente de industrialização de VE da Ford, explica:
Estabelecer a nova joint venture com a LGES e a Koç Holding irá estabelecer uma base sólida que é fundamental para construir um futuro próspero de veículos elétricos para a Ford na Europa.
A produção na nova instalação europeia de células de bateria de VE deve começar em 2026. À medida que a Ford se prepara para atingir uma produção global anual de VE de 2 milhões e estender sua posição no mercado de VE, a disponibilidade de células de bateria será vital.
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