Apesar de sua tradição em supercarros V12 de alta potência, a Lamborghini está focando no futuro elétrico, com a revelação do conceito Lanzador. Este não é apenas um exercício de design, mas uma prévia do primeiro carro elétrico da marca italiana, planejado para ser lançado em 2028 como uma opção de luxo para competir com modelos como o Ferrari Purosangue e o Rolls-Royce Spectre.
O Lanzador se destaca por seu desempenho superior ao da Ferrari, bem como pela imponente presença semelhante à dos Rolls-Royce, apresentando um estilo audacioso, interior futurista e uma potência notável de 1.341 cavalos, reforçando sua identidade no contexto da Lamborghini, independentemente de ser com ou sem motor V12.
Como um conceito, o Lanzador carece de detalhes concretos sobre seu sistema de propulsão elétrica que está incorporado sob sua estilizada aparência. A Lamborghini revela que o Lanzador incorporará motores duplos de alta potência específica para tração integral. A energia para esses motores virá de uma “bateria de alto desempenho que também oferece uma notável autonomia”, embora sem detalhes específicos. No entanto, a Lamborghini destaca que o Lanzador terá uma impressionante potência de 1 megawatt, equivalente a um número de quatro dígitos em cavalos de potência.
O sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva irá gerenciar essa potência, proporcionando controle aerodinâmico preciso com um spoiler dianteiro móvel, lâminas laterais na traseira, um difusor expansível e persianas no sistema de cortina de ar. No modo mais eficiente, esses elementos aerodinâmicos se ajustam para minimizar a resistência ao vento, enquanto as configurações de condução mais esportivas aumentam a downforce para melhor controle.
O Lamborghini Lanzador também está equipado com um sistema de suspensão ativa que incorpora molas pneumáticas, amortecedores adaptativos e direção traseira, visando aprimorar o desempenho e a estabilidade. Além disso, a vetorização precisa de torque contribui para a distribuição de potência entre os motores dianteiro e traseiro, permitindo que cada um envie potência para as rodas direita e esquerda, resultando em uma entrada mais ágil nas curvas e um comportamento mais equilibrado.
Com proporções distintas em comparação com os Lamborghinis existentes, o Lanzador combina os “elementos de desempenho de alto nível do superesportivo Revuelto com a animada versatilidade de um Urus”. Isso é evidente na sua maior altura em relação ao solo do que se esperava inicialmente, o que melhora a utilidade do veículo em estradas de qualidade inferior. Dada a experiência prévia com Lamborghinis de maior altura ao solo, o Lanzador pode proporcionar uma experiência de condução bastante envolvente.
O Lanzador fica apenas cerca de 10 cm mais próximo do solo em comparação com o Urus. Entretanto, sua carroceria simplificada e modernizada é mais limpa e tradicionalmente mais atraente do que a do Revuelto, sugerindo que futuros modelos Lamborghini possam seguir uma linha semelhante.
Apesar das proporções e forma modernizadas, o conceito Lanzador mantém vários elementos de design característicos da Lamborghini, incluindo os arcos geométricos de Gandini ao redor das rodas (à semelhança do Countach) e um acento na carroceria em forma de Y, evocando as entradas de ar de carros de motor central.
A linha do teto, embora adaptada para os passageiros traseiros, mantém a estética de um Lamborghini contemporâneo, enquanto as lanternas traseiras de três elementos estabelecem uma conexão com o modelo híbrido plug-in Revuelto. A forma da abertura das luzes diurnas até lembra vagamente a do antigo Murciélago, e as janelas traseiras imitam as entradas de ar extensíveis “batwing” desse veículo.
Aqueles que buscam um toque de teatralidade ficarão desapontados ao saber que o Lanzador adota portas de abertura convencional, em vez das icônicas portas tesoura que se tornaram famosas nos supercarros V12 desde o Countach. Essas portas proporcionam acesso a um interior com uma sensação espaçosa, como é comum nos cupês esportivos, com assentos traseiros reconfiguráveis e um amplo porta-malas que aumenta a utilidade no dia a dia. O distintivo “cockpit” típico da Lamborghini está presente na parte frontal, onde o motorista e o passageiro da frente estão situados atrás de um painel de instrumentos em forma de Y, com uma ponte central flutuante que os separa.
Um painel de instrumentos digital e uma tela para o passageiro cuidam das funções de entretenimento e informação, enquanto uma tela central sensível ao toque está notavelmente ausente. Em vez disso, diversos botões e interruptores estão dispostos ao longo do console, alguns controlando telas e outros gerenciando funções do veículo. E, como em todos os Lamborghinis modernos, o botão de partida está posicionado sob uma cobertura de lançamento de mísseis, enquanto um interruptor de alternância controla a seleção das marchas de avanço e ré.
Segundo a Lamborghini, o interior também incorpora materiais ecologicamente amigáveis. Por exemplo, os bancos são revestidos com lã Merino proveniente de ovelhas australianas, que produzem uma nova camada de lã anualmente, tornando o material renovável (embora alguns defensores dos direitos dos animais possam apontar que as ovelhas precisam ser tosquiadas devido à domesticação humana). O revestimento de lã também é usado nos painéis do painel de instrumentos, nas portas e nos estofamentos dos bancos, feitos de fios de nylon reciclado, enquanto a espuma dos bancos é fabricada a partir de plástico reciclado e impressa em 3D para minimizar resíduos.
Além disso, a Lamborghini adota couro de curtimento sustentável no interior, processando-o com água residual proveniente da produção de azeite. Essa abordagem evita que a água seja tratada em uma estação de tratamento de águas residuais devido à sua alta acidez e efeito fitotóxico, permitindo que seja reutilizada por fabricantes de produtos químicos para produzir agentes de curtimento. A Lamborghini também se orgulha da colaboração entre seus supercarros e a indústria de azeite da Itália.
O conceito Lamborghini Lanzador exemplifica a nova abordagem de descarbonização da empresa, denominada Direzione Cor Tauri. Cor Tauri, a estrela mais brilhante na constelação de Touro, também significa “o coração de um touro” em latim. A fabricante de automóveis adota Cor Tauri como um símbolo inspirador para reduzir sua pegada de carbono sem comprometer o espírito que Feruccio Lamborghini idealizou.
Com planos de eletrificar todos os modelos Lamborghini até o final de 2024, o Lanzador será lançado em 2028 como o quarto modelo da linha (sendo o primeiro totalmente elétrico). A versão de produção do Lanzador será fabricada perto da sede da empresa em Sant’Agata Bolognese, onde estão previstas contratações adicionais para apoiar o desenvolvimento e a produção do veículo elétrico.
Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, considerando que o modelo Lamborghini mais acessível atualmente custa bem mais de 200.000 dólares e o Revuelto chega a 600.000 euros, é improvável que o Lanzador seja uma opção de baixo custo.
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