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Início»Energia»Novo combustível nuclear é testado e pode revolucionar viagens a Marte
Energia

Novo combustível nuclear é testado e pode revolucionar viagens a Marte

Foguetes com propulsão térmica nuclear (NTP) podem encurtar viagens futuras a Marte
Ademilson RamosPor Ademilson Ramos10 de fevereiro de 2025
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Uma espaçonave fictícia movida a **propulsão térmica nuclear** se aproxima de Marte, representando o potencial dessa tecnologia para futuras missões tripuladas ao Planeta Vermelho. **Crédito: General Atomics.**
Uma espaçonave fictícia movida a **propulsão térmica nuclear** se aproxima de Marte, representando o potencial dessa tecnologia para futuras missões tripuladas ao Planeta Vermelho. **Crédito: General Atomics.**
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Um avanço significativo na tecnologia de propulsão térmica nuclear (NTP) foi recentemente alcançado por meio de uma parceria entre a General Atomics Electromagnetic Systems (GA-EMS) e a NASA. No mês passado, a empresa conduziu com sucesso testes de um novo combustível para reatores NTP no Centro de Voos Espaciais Marshall da agência.

A propulsão térmica nuclear (NTP) aproveita a energia gerada por uma reação nuclear para aquecer um combustível, geralmente hidrogênio, que é então expelido por um motor de foguete. Diferentemente dos motores químicos convencionais, que dependem da queima de combustível para gerar empuxo, os sistemas NTP oferecem maior eficiência, permitindo que as espaçonaves alcancem velocidades significativamente mais altas.

Essa tecnologia é fundamental para missões espaciais de longa duração, como o envio de astronautas a Marte, pois reduz significativamente o tempo de viagem, minimizando os riscos à tripulação.

Segundo um comunicado da GA-EMS, os testes tiveram como objetivo avaliar a resistência do novo combustível às condições extremas do espaço, um passo essencial para viabilizar missões tripuladas à Lua e, futuramente, ao Planeta Vermelho. A propulsão térmica nuclear é considerada uma tecnologia-chave para tornar essas viagens mais rápidas e eficientes.

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Propulsão Nuclear: Um Aliado na Proteção da Saúde dos Exploradores de Marte

Durante os testes, a General Atomics submeteu amostras do novo combustível a ciclos térmicos intensivos, elevando sua temperatura a impressionantes 2.600 graus Kelvin (cerca de 2.320 graus Celsius). Essas condições extremas foram projetadas para simular os desafios enfrentados pelos materiais no espaço, incluindo o calor intenso do hidrogênio e as tensões associadas a missões de longa duração.

Scott Forney, presidente da General Atomics, destacou que os resultados indicam que o combustível é capaz de suportar essas condições adversas, aproximando a propulsão térmica nuclear da viabilização de missões espaciais profundas.

Além disso, testes adicionais foram conduzidos com diferentes materiais de proteção, visando aprimorar o desempenho do combustível sob condições semelhantes às de um reator nuclear, garantindo maior eficiência e segurança para futuras explorações espaciais.

A GA-EMS se tornou a primeira empresa a utilizar a instalação de teste ambiental de elementos de combustível compacto (CFEET) da NASA para avaliar a resistência do novo combustível a temperaturas extremas.

Os testes demonstraram que o combustível pode operar com uma eficiência de duas a três vezes maior do que os sistemas de propulsão química convencionais. Esse avanço é crucial para tornar as missões espaciais mais rápidas e seguras, reduzindo o tempo de viagem e, consequentemente, a exposição dos astronautas à radiação cósmica. Além disso, uma maior eficiência significa menor necessidade de suprimentos, tornando as missões mais sustentáveis.

Com esse progresso, a NASA, em parceria com a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA), planeja realizar uma demonstração de um motor de foguete térmico nuclear em 2027. Esse projeto ambicioso tem como objetivo viabilizar o uso dessa tecnologia em futuras missões tripuladas a Marte, trazendo a exploração humana do Planeta Vermelho cada vez mais perto da realidade.

De acordo com Olhar Digital.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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