Fabricado pela divisão italiana Zephir da Marmon Rail, o modelo LOK 16.150E conta com um pacote de baterias recarregáveis de 80 volts, que alimenta um par de motores elétricos sem escovas de 40 kW (cerca de 54 cv) de alto torque. Embora esses números pareçam modestos em um cenário onde carros de passeio já ultrapassam 480 kW (650 cv), o equipamento é capaz de gerar uma força de tração superior a 17,7 toneladas-força (174 kN). Tudo isso com zero emissões de escapamento, tornando a operação significativamente mais sustentável.
“Neste terminal, o equipamento será utilizado para auxiliar na movimentação de cargas intermodais”, afirmou Matt Stahl, gerente geral do terminal Mid-Atlantic da Wallenius Wilhelmsen, gigante global do transporte marítimo responsável pela operação do Zephir. “Podemos fazer isso com nosso próprio equipamento, sem necessidade de assistência externa.”
A Wallenius Wilhelmsen está utilizando o Zephir para movimentar vagões ferroviários carregados com equipamentos pesados, máquinas agrícolas, equipamentos de construção e cargas militares dentro do Terminal Marítimo de Dundalk. A empresa estima que a adoção do locomotor elétrico ajudará a reduzir mais de 180 toneladas de emissões de carbono por ano.
Confira abaixo o vídeo promocional divulgado pelo Porto de Baltimore para celebrar a implantação do Zephir e compartilhe sua opinião nos comentários.
Leitores atentos à história já sabem que a palavra-chave no primeiro parágrafo é “contemporâneo”, pois o Zephir representa um clássico caso de “o que é antigo se torna novo novamente”, de acordo com Stuart Chirls, da Freightwaves. Chirls explica que o Zephir remonta aos locomotores elétricos de manobra ferroviária movidos a bateria, desenvolvidos pela Pennsylvania Railroad em 1912. Esses veículos inovadores eram versões sobre pneus de pequenas locomotivas utilizadas para movimentar vagões de carga nas estreitas ruas do porto de Baltimore, onde a curvatura dos trilhos era muito acentuada para locomotivas convencionais.
Se quiser saber mais sobre a vantagem de 100 anos que a Pennsylvania Railroad teve na tecnologia de locomotores elétricos de manobra, confira este artigo da Railfan, que inclui as fotos abaixo e muito mais.
Curiosidade imperdível: eles tinham placas de identificação!


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