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Início»Notícia»As crianças aprenderam ‘pouco ou nada’ durante o fechamento das escolas; afirma pesquisa
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As crianças aprenderam ‘pouco ou nada’ durante o fechamento das escolas; afirma pesquisa

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos10 de abril de 2021Atualizado:14 de fevereiro de 2024
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O fechamento de escolas causou sérias perdas de aprendizado, com os alunos do ensino fundamental praticamente sem progredir nos estudos em casa, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores do Centro de Ciência Demográfica de Leverhulme de Oxford, publicado em Proceedings for the National Academy of Ciências (PNAS). As perdas de aprendizagem foram particularmente pronunciadas em famílias com baixos níveis de educação.

As descobertas vêm de dados coletados na Holanda, onde as escolas fecharam por oito semanas no primeiro bloqueio. Os pesquisadores acreditam que as descobertas são aplicáveis ​​ao Reino Unido e em outros lugares.

O estudo mostra que, apesar do fornecimento remoto de alta qualidade, os alunos do ensino fundamental perderam um quinto do progresso que normalmente fariam em um ano. Isso é equivalente ao tempo que eles passaram fora da sala de aula. O impacto foi ainda mais severo para crianças de ambientes desfavorecidos.

Os autores do estudo, Dr. Per Engzell, Arun Frey e Mark Verhagen, dizem que as descobertas são “terríveis” e provavelmente se refletirão internacionalmente, uma vez que os alunos da Holanda tiveram entre as melhores oportunidades de aprendizagem virtual possíveis e, ainda assim, perderam em média 20% do progresso esperado devido ao fechamento de escolas.

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Dr. Engzell disse: “Os alunos fizeram pouco ou nenhum progresso enquanto aprendiam em casa e as perdas estão particularmente concentradas entre os alunos de famílias com pais com baixo nível de educação. Para eles, a perda foi cerca de 50% pior do que para outros.”

A equipe sugere que suas descobertas indicam que a perda de aprendizado pode ser ainda mais severa no Reino Unido.

Arun Frey disse: “Esses resultados confirmam muitos dos piores temores que os educadores e outras partes interessadas tiveram quando entraram no primeiro bloqueio. A Holanda fez muitas coisas certas. Professores e funcionários da escola fizeram um esforço tremendo. O governo forneceu apoio financeiro e adicional recursos. Do acesso à banda larga à moradia e ao apoio dos pais, as condições no sistema holandês superam a maioria de seus vizinhos. No mínimo, as consequências serão mais graves no Reino Unido, onde as escolas também permaneceram fechadas por mais tempo.”

A pesquisa sugere que a preparação tecnológica pode não ter sido suficiente para conter as consequências negativas da pandemia na escolaridade. Apesar da digitalização avançada nas escolas holandesas, um primeiro bloqueio relativamente curto e taxas de acesso à banda larga líderes mundiais, o progresso dos alunos diminuiu consideravelmente. De acordo com a equipe, essa descoberta é particularmente preocupante, visto que muitos países estavam muito menos preparados para os desafios da aprendizagem remota.

Os resultados também revelam que, embora a grande maioria do desempenho dos alunos tenha se deteriorado durante o aprendizado à distância, algumas escolas experimentaram apenas uma pequena ou nenhuma queda no aprendizado.

Mark Verhagen disse: “As ações dos professores e as políticas escolares parecem desempenhar um papel importante na mitigação das consequências negativas da pandemia, e precisamos entender o que está causando essas diferenças.”

Como alunos e professores em todo o mundo estão retornando à escola presencial, esta pesquisa é crucial para prepará-los para as lacunas que precisarão ser preenchidas.

O governo holandês anunciou recentemente um pacote de crise de 8,5 bilhões de euros, parcialmente informado pelos primeiros resultados deste estudo. Os gastos serão direcionados a medidas como aumento do pessoal escolar, programas de reforço escolar de verão e recursos para apoiar a saúde mental dos alunos. Resta saber se outros governos seguirão o exemplo.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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