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Início»Notícia»Como os impressionantes aquedutos romanos foram construídos?
Notícia

Como os impressionantes aquedutos romanos foram construídos?

Esse sistema engenhoso possibilitou o transporte de água por distâncias que podiam se estender a quase 100 quilômetros. Notavelmente, alguns aquedutos permanecem em operação até os dias atuais. Um exemplo é o Aqua Virgo, edificado por Agripa em 19 a.C., que ainda fornece água à famosa Fonte di Trevi, em Roma. A durabilidade e eficácia dessas construções ressaltam a maestria da engenharia romana.
Ademilson RamosPor Ademilson Ramos31 de agosto de 2023Atualizado:14 de fevereiro de 2024
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Os Antigos Romanos legaram construções notáveis que perduram até hoje, sendo os aquedutos um exemplo notável. Essas estruturas desempenhavam a função de transportar água de locais distantes para abastecer amplas áreas urbanas. Apesar de sua grandiosidade, sua operação era fundamentada em um princípio simples: a gravidade.

A concepção de sistemas de transporte de água não era nova, tendo sido implementada previamente na Pérsia, Índia e Egito. No entanto, os romanos inovaram ao desenvolver intrincadas redes de canais que conduziam água por longas extensões e variados tipos de terreno. Os aquedutos eram construídos de maneira tão eficaz que muitos ainda subsistem na Europa, Norte da África e Oriente Médio. Contudo, a questão que se impõe é: como exatamente foram erigidos esses notáveis feitos da engenharia?

Os romanos enfrentaram desafios consideráveis ao projetar os aquedutos, envolvendo engenharia e seleção de materiais. A primeira consideração foi a topografia do terreno e a inclinação dos canais. Era crucial estabelecer uma velocidade ideal para o fluxo da água: não muito rápido, para evitar o desgaste das estruturas, e também não muito devagar, para prevenir a estagnação e a deterioração da água. Para alcançar esse objetivo, várias ferramentas e técnicas foram empregadas.

Os romanos empregavam uma série de ferramentas engenhosas no projeto dos aquedutos:

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– Groma: Utilizada para verificar linhas retas e ângulos de 90 graus. Era constituída por um poste de cerca de 1,5 metros de altura, com travessas perpendiculares em um suporte.

– Dioptria: Empregada para nivelamento e medição de ângulos. Colocada sobre uma base de três pés, possuía engrenagens e parafusos que permitiam movimentos nas direções horizontal e vertical.

– Corobate: Talvez a ferramenta mais crucial para a construção dos aquedutos. Desempenhava o papel de um nível de bolhas e consistia em uma tora de madeira com seis metros de comprimento, apoiada horizontalmente em cada extremidade e equipada com dois fios de prumo.

Essas inovações engenhosas demonstram a habilidade dos romanos em aplicar princípios matemáticos e físicos na construção de complexas redes de aquedutos.

A resistência e longevidade dos aquedutos também devem-se aos materiais empregados. Os romanos ergueram essas estruturas utilizando uma combinação de pedras, tijolos e cimento vulcânico. Esses materiais eram meticulosamente dispostos em andaimes de madeira e o processo de construção, por vezes, se estendia por vários anos.

Além das características arqueadas que se assemelham a pontes, uma grande parte desses canais foi edificada abaixo do solo para proteção contra a erosão. Grandes escavações eram realizadas por equipes numerosas de trabalhadores e escravos, sendo revestidas com argila para prevenir vazamentos. Essas medidas atestam o compromisso dos romanos com a engenharia robusta e a preservação das suas obras.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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