O BYD Tan nunca foi um destaque em vendas no Brasil. Em 2023, o SUV elétrico da marca chinesa não conseguiu ultrapassar 50 unidades vendidas em um único mês. Seu melhor desempenho foi registrado em janeiro de 2024, com apenas 49 emplacamentos.
Nos últimos meses, a situação piorou ainda mais. Em fevereiro deste ano, somente cinco unidades do Tan foram vendidas, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em janeiro, o número também foi baixo: apenas nove emplacamentos.
Para reverter esse cenário, a BYD recorreu a uma estratégia já conhecida e eficaz: grandes descontos. Atualmente, o SUV elétrico está sendo oferecido com um abatimento impressionante de R$ 100 mil em relação ao preço de tabela. Ou seja, em vez dos R$ 536.800 habituais, o Tan pode ser adquirido por R$ 436.800.
Esse desconto equivale ao valor de um Citroën Basalt de entrada, que hoje é o SUV mais barato do Brasil, custando R$ 100.490. Além disso, a BYD está oferecendo um ano de seguro grátis para quem adquirir o modelo até o dia 31 de março.

O que o BYD Tan oferece?
O BYD Tan se destaca por ser um dos poucos SUVs 100% elétricos de sete lugares disponíveis no mercado brasileiro, ao lado do Volvo EX90 e do Kia EV9. Apesar do preço elevado, ele entrega um bom conjunto de características.
Em sua última atualização, realizada em abril de 2023, o modelo cresceu 10 cm no comprimento, alcançando 4,97 metros. As outras dimensões permaneceram inalteradas: 1,95 metro de largura, 1,73 metro de altura e 2,82 metros de entre-eixos. O porta-malas oferece 235 litros com todos os assentos ocupados, 940 litros com cinco lugares em uso e impressionantes 1.655 litros com as duas fileiras traseiras rebatidas.
Desempenho e tecnologia
A nova linha do BYD Tan trouxe melhorias significativas, especialmente na bateria. O SUV agora utiliza o sistema “Blade”, que além de ser à prova de fogo, tem capacidade 25% maior que a versão anterior, passando de 86,4 kWh para 108,8 kWh. Com isso, a autonomia subiu para 430 km, segundo o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro.
Outro ponto de destaque é a recarga rápida. Com carregamento em corrente contínua (DC), a potência passou de 110 kW para 170 kW, permitindo que a bateria vá de 20% a 80% em apenas 30 minutos. Em corrente alternada (AC), a taxa de carregamento chega a 11 kW/h. A BYD ainda afirma que essa bateria pode fornecer energia para uma casa por até 15 dias, dependendo das condições.
Abaixo você acompanha um vídeo do @evandroenoshita para o Webmotors.
Potência e conforto
O Tan conta com dois motores elétricos que juntos entregam 517 cv de potência e 70 kgfm de torque. Apesar do aumento no peso devido às novas baterias (aproximadamente 200 kg a mais), a aceleração de 0 a 100 km/h passou de 4,4 segundos para 4,9 segundos. Já a velocidade máxima subiu de 180 km/h para 190 km/h. Além disso, o modelo 2024 recebeu um novo sistema de suspensão com amortecedores adaptativos.
Por dentro, o SUV teve melhorias no acabamento e recebeu novos equipamentos. Agora, vem com sete airbags (antes eram seis), sistema de som Dynaudio com 12 alto-falantes, volante aquecido e ar-condicionado de três zonas, incluindo uma tela tátil para os passageiros traseiros. Outras comodidades incluem teto solar panorâmico, painel digital de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução e uma central multimídia giratória de 15,6 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Com esse grande desconto e um conjunto robusto de equipamentos, a BYD aposta em tornar o Tan uma opção mais atraente no mercado nacional.
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