A TCL, marca líder em eletrônicos de consumo e segunda maior marca de TVs do mundo, celebrou a cultura latino-americana ao patrocinar pela primeira vez a SP-Arte, feira que reuniu diversas galerias do Brasil e do mundo em São Paulo, de 2 a 6 de abril. O apoio fez parte da iniciativa TCL Art, que já contava com parcerias de grande expressão em várias partes do mundo, como o Centro Pompidou, em Paris, na França; o museu The National Gallery, em Londres, Reino Unido; e o Museu Histórico de Shaanxi, na China — sempre em busca de estreitar a conexão com o público apaixonado pelas expressões artísticas.
“A plataforma TCL Art foi pensada para promover a utilização da tecnologia para inspirar expressões artísticas em nossas vidas. Pensamos e vivemos inovação como os artistas e enxergamos uma grande sinergia entre nossos produtos e soluções com a criatividade que estes expressam em suas obras”, afirmou Dale Chen, diretor de marketing para a América Latina da TCL. A capital paulista foi escolhida para receber essa ação por abrigar um dos maiores eventos de arte não só do Brasil, mas da América Latina.
Além do apoio ao evento, a TCL firmou uma parceria com Tec, artista multidisciplinar argentino radicado em São Paulo, que utiliza o espaço urbano como suporte para suas obras, explorando novas tecnologias, muralismo e pintura sobre tela. Suas obras transcendem técnicas tradicionais e o artista se expressa por meio de murais, fotografias, instalações, obras site-specific (criadas especialmente para determinado local) e vídeos. Elas retratam o que Tec enxerga em São Paulo, cidade onde vive há mais de 10 anos.
Em 2015, o artista realizou um dos maiores murais de São Paulo, em um edifício na rua Amaral Gurgel, ao lado do Minhocão. Em junho de 2022, foi eleito uma das cem personalidades mais destacadas das artes visuais na última década na Argentina, prêmio concedido pela Fundación Konex – Premio Konex 2022, na categoria “Arte en el Espacio Público”.
Tec inovou e ampliou o cenário da arte urbana com seus desenhos gigantes pintados no asfalto, explorando a perspectiva à distância. Para registrar esses trabalhos e mapear sua produção, ele filmava e capturava as imagens com uma câmera acoplada a um drone. Nas telas, unia a velocidade da action painting ao rigor formal das camadas sobrepostas. Seu traço e uso de cores fugiam ao conhecimento estabelecido e à aparência das coisas, instaurando, por meio do ato criativo, uma nova interpretação do real. Suas obras reafirmam sua relação com a cidade, expressa num intenso diálogo entre ação e controle.
Ele faz parte da Galeria Choque Cultural, fundada por Baixo Ribeiro — artista que trabalhou com moda e teve contato com movimentos urbanos que marcaram grandes metrópoles, como punk, hip hop, grafite e skate.
Nesta ação, Tec usou TVs da TCL como suporte para suas obras expostas na SP-Arte. A intervenção resultou em uma “alquimia tecnológica”, em que a pintura artesanal convergiu com técnicas modernas como colagem digital, imagens de vídeo captadas com drones e plasmas. “Uma transição do intangível para o físico, na contramão das tendências”, explicou Baixo Ribeiro, fundador da Galeria Choque Cultural.
“A capacidade da arte de sintetizar o seu próprio tempo, seja a partir de seus pressupostos estéticos, seja pela experiência social, ativada tanto pelo artista quanto pelas relações que ele estabelece com os outros seres humanos, faz dela um instrumento revelador de contradições”, afirmou Tec. “A street art em sua essência tem compromisso estético e exterioriza a relação orgânica do artista com seu espaço. O grafite abarca a crítica, que lhe confere o status de arte transformadora da percepção”, completou.
Além de demonstrar o comprometimento da marca com a expressão artística na América Latina, a exposição revelou a relação entre cores, formas, contraste e arte visual, em conjunto com a poderosa sonorização dos produtos TCL. Dessa forma, a marca se conectou não só com o público que aprecia arte, mas também com os apaixonados por design e arquitetura.
“Após participar de outras exposições no mundo com a plataforma TCL Art, enxergamos uma sinergia natural com a SP-Arte, uma vez que ela promove arte, design e sua internacionalização. A parceria reforça nosso compromisso de utilizar a tecnologia na criação de uma plataforma universal de inspiração por meio da arte”, declarou Dale Chen, diretor de marketing da TCL para a América Latina. “Nosso compromisso com a inovação e a tecnologia vai além dos nossos produtos. Queremos sempre oferecer aos consumidores uma experiência melhor, com telas melhores e TVs maiores”, completou.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.