As primeiras unidades do Fusca foram importadas em 1950, antes da produção oficial começar em São Bernardo do Campo, São Paulo, em 20 de janeiro de 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.
Em cerca de 27 anos após o início da produção, a Volkswagen decidiu encerrar a fabricação do Fusca, apesar das diversas atualizações mecânicas, novos itens de série e mudanças estéticas que o modelo havia sofrido ao longo do tempo.
Em 1974, a Volkswagen lançou a versão mais potente do Fusca, o modelo 1.600, com 65 cavalos de potência. Em 1985, essa versão foi adaptada para funcionar com álcool. Todas as variantes do Fusca sempre contaram com uma característica em comum: o câmbio manual de quatro velocidades.
O preço acessível e a reputação de carro robusto foram suficientes para trazer de volta o Fusca de 1993 a 1996, graças a um pedido pessoal do então presidente da República, Itamar Franco, resultando no famoso “Fusca Itamar”. No entanto, com a chegada de rivais mais modernos e menor demanda, o Fusca se despediu definitivamente em julho de 1996 com a Série Ouro.
O carro mais vendido do Brasil
O sucesso do Fusca foi tão grande que ele se tornou o carro mais vendido do Brasil por 24 anos consecutivos, respondendo por cerca de 30% da frota nacional em seu auge. Em março de 1972, o lendário modelo da Volkswagen alcançou a marca de um milhão de unidades vendidas. Até 1986, segundo os dados da montadora, esse número triplicou para 3,1 milhões.
Em 1998, a Volkswagen relançou o Fusca com um visual mais moderno, chamado de New Beetle. Embora lembre o modelo original, as semelhanças param por aí. A plataforma é baseada no Golf e o motor, agora refrigerado a água, foi colocado na frente do veículo. Além disso, o preço também aumentou, tornando-o menos atrativo para a maioria dos brasileiros.
Em 2010, o New Beetle também foi descontinuado no Brasil, retornando em 2012 como Fusca, agora mais exclusivo e esportivo, equipado com motor 2.0 a gasolina de 200 cavalos.
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