A Volkswagen está se preparando para lançar seu veículo elétrico mais acessível e pequeno até o momento, chamado de ID 1, com preço inicial em torno de US$ 20 mil. O VW ID 1 deverá ser lançado em 2027 e ficará abaixo do conceito ID 2all, recentemente revelado.
Depois de apresentar o ID 2all, o veículo elétrico mais barato da empresa até então, com quase 300 milhas de alcance, a Volkswagen tem outro trunfo na manga. O CEO da Volkswagen Passenger Cars, Thomas Shafer, disse que o ID 2all “mostra para onde queremos levar a marca”, inspirado em clássicos como o Fusca e o Golf. O veículo será baseado na nova plataforma MEB Entry da montadora, com preço inicial de menos de US$ 27 mil.
No entanto, o novo projeto da Volkswagen, o ID 1, será ainda mais barato, começando em cerca de US$ 20 mil. Segundo a Autocar, o ID 1 será o veículo elétrico mais acessível e pequeno da marca Volkswagen, abaixo do ID 2all, que será um dos 10 veículos elétricos lançados pela empresa nos próximos três anos.
O ID 1 terá um tamanho semelhante ao do atual Polo a gasolina da Volkswagen e poderá até mesmo manter o nome na era dos veículos elétricos. Shafer disse: “O Polo é muito bem-sucedido e um de nossos ícones, e vamos usar esse conceito de veículo no futuro também.”
O veículo elétrico de baixo custo será construído em uma nova plataforma, ainda desconhecida, desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, com a liderança da Skoda. Inicialmente, a Volkswagen queria que o ID 2all fosse lançado com preço abaixo de US$ 21 mil, mas ajustou a meta para US$ 27 mil.
Embora Shafer admita que “não é fácil” vender um veículo elétrico lucrativo a esse preço, ele diz que a Volkswagen tem várias equipes trabalhando para reduzir os custos. A economia de escala será um foco importante para o Grupo Volkswagen. A empresa tem uma vasta rede de fábricas e outras instalações para fabricar e montar veículos em grande escala, o que acredita ser uma vantagem ao se concentrar em um futuro apenas elétrico.
O relatório observa que o ID 1 (ou ID Polo) provavelmente compartilhará alguns componentes com o conceito ID 2all, como um motor frontal de 231 cavalos de potência e uma escolha entre baterias de 38 kWh ou 58 kWh, mas, pelo preço, provavelmente terá uma bateria menor. Shafer concluiu que pode ser difícil produzir um veículo elétrico a esse preço na Europa e que o ID 1 não será construído ao lado de outros modelos MEB Entry na Espanha.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.