Já sabemos sobre as características dos jovens atuais, denominada assim geração Y, são marcadas pelo seu dinamismo, sua rapidez e também pela menor capacidade de concentração durante as aulas do que as gerações antecessoras. Desse modo, um grupo do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) buscou uma direção ainda pouco explorada: a utilização de jogos físicos que auxiliam no aprendizado da profissão, é isso mesmo que você acabou de ler. Bom, agora vamos explicar logo abaixo.
O grupo então propôs três jogos que utilizassem o tabuleiro, cartas e placas imantadas, e que permitissem aplicar, de forma lúdica, os principais conceitos e ferramentas da engenharia de produção, como por exemplo o mapeamento de processos, gestão de estoques e visão sistemática da gestão da produção.
Depois de realizar uma pesquisa sobre os conteúdos que são abordados na grade curricular do Curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, com os jogos educativos já existentes, com as ferramentas que o abrange e as oportunidades que apresentam, foi definido assim o escopo do desenvolvimento dos jogos. A partir de então, o grupo criou três tabuleiros que remetem ao mapeamento do processo, gestão de estoques e visão sistemática de uma fábrica de verdade.
Tem também outros temas abordados pelos jogos, como por exemplo a manutenção, a produtividade, os gargalos e as restrições, PERT, carga máquina e produção mais pura, serão apresentados pelo grupo nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Campus São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia.
As alunas participantes são: Gabriela Roisin Guimaraes, Giulianna Santiago de Martin, Maria Luiza Silva Gibelli e Paula Cardinali.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.