Fabricantes de automóveis chineses estão buscando exportar centenas de milhares de veículos elétricos ao redor do globo, mas eles precisam de muitos mais navios transportadores de carros para que isso aconteça. A demanda é tão alta que o país está a caminho de acumular o que será a quarta maior frota do mundo em poucos anos, com novas rotas comerciais sendo criadas especialmente para carros chineses.
A China já possui a oitava maior frota de transporte marítimo do mundo, com 33 navios transportadores de carros, de acordo com dados da consultoria de transporte marítimo Veson Nautical e reportado pela Reuters. Em comparação, o Japão lidera a lista com 284 navios, seguido pela Noruega, que possui 102. A Coreia do Sul vem em terceiro com 72 e a Ilha de Man, que possui 61 navios registrados, em quarto.
No entanto, o atual estado das coisas está mudando rapidamente, com empresas chinesas encomendando 47 navios, o que representa um quarto de todos os pedidos globalmente. Os clientes que compram os navios incluem SAIC Motor, Chery, BYD, bem como empresas de transporte marítimo COSCO e China Merchants “em nome dos fabricantes de automóveis chineses”, relata a Reuters.
“Depois que esta armada for entregue à China, a frota de transportadores de carros controlada pela China saltará de 2,4% para 8,7%”, disse à Reuters a analista da Veson, Andrea de Luca. “Esperamos ver novas rotas comerciais estabelecidas quase exclusivamente para OEMs chinesas.”
A China já ultrapassou o Japão como maior exportador de automóveis do mundo, com a BYD sozinha exportando mais de 240.000 veículos no ano passado, representando cerca de 8% de suas vendas globais. Este ano, ela planeja exportar até 400.000 veículos elétricos. A gigante dos veículos elétricos já possui um navio com capacidade para 7.000 veículos e planeja adicionar mais sete desses navios em dois anos.
Tesla e Volkswagen também expandiram suas exportações da China, aproveitando, é claro, a cadeia de suprimentos mais barata do país.
Os carros geralmente são transportados por mar em navios roll-on/roll-off (RORO) que permitem que os veículos sejam conduzidos diretamente a bordo, em vez de usar um guindaste. Mas esses navios têm sido escassos nos últimos anos, com embarcações mais antigas sendo aposentadas e novos pedidos de navios em baixa devido tanto à crise financeira de 2008 quanto à atualização da indústria para combustíveis menos poluentes, segundo o MIT Technology Review.
No Japão, a Nissan e a Toyota têm cada uma frota de navios RORO que podem transportar dezenas de milhares de carros, mas para a China, seus navios transportadores de carros domésticos representaram uma pequena porcentagem da capacidade de transporte marítimo global – apenas 2,8% – deixando às empresas chinesas poucas opções para exportar seus carros. Como resultado, o acesso a navios RORO tem custado uma fortuna, com a taxa diária para alugar navios chegando a US$ 115.000 por dia. Isso é mais de sete vezes maior do que o preço em 2019. Portanto, as empresas têm recorrido simplesmente à compra dos navios.
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