Com um diâmetro de 16,64 metros e pesando cerca de 5.000 toneladas, a TBM impressiona pelo tamanho e capacidade. Com um comprimento total de 145 metros, essa é a maior máquina do tipo já projetada e fabricada no país, representando um avanço significativo na engenharia chinesa.
A construção da Jianghai ocorreu em Changsha, província de Hunan, fruto de uma colaboração entre a China Railway Construction Heavy Industry (CRCHI) e o China Railway 14th Bureau Group (CR14G). Esse marco reforça o potencial da China para liderar inovações em tecnologia de perfuração e destaca a crescente capacidade industrial do país.
Um avanço significativo na engenharia de infraestrutura
A Jianghai foi desenvolvida para um projeto audacioso: a construção de um túnel sob o Rio Yangtze, localizado na província de Jiangsu. Este túnel, que integra uma rodovia de 39 quilômetros, terá 11,2 quilômetros de sua extensão subterrânea e atingirá profundidades de até 75 metros. Com previsão de conclusão para 2028, essa obra é considerada uma das mais desafiadoras da região.
Segundo You Shaoqiang, engenheiro-chefe do projeto no CR14G, a perfuração enfrenta desafios significativos, como a presença de água subterrânea, solo mole e lodo, que tornam inviáveis os métodos manuais tradicionais. Contudo, com o avanço tecnológico da nova TBM, espera-se que a perfuração seja finalizada em cerca de dois anos e meio, alcançando um progresso diário de 12 a 16 metros. Essa iniciativa destaca a tecnologia de ponta e a precisão da engenharia chinesa.
A TBM conta com uma cabeça de corte de 16,64 metros de diâmetro, comparável à altura de um prédio de cinco ou seis andares. Com essa dimensão, é essencial que a precisão da escavação seja mantida em até 1 centímetro, a fim de garantir a segurança das represas do Rio Yangtze, um desafio que ilustra o elevado padrão de engenharia envolvido.
Zhao Hui, presidente da CRCHI, enfatizou que essa máquina representa um marco para a indústria, simbolizando o progresso e a dedicação dos engenheiros chineses. Em 2022, a parceria entre a CRCHI e o CR14G já havia produzido uma TBM de 16,07 metros para um projeto em Pequim, mas a nova máquina supera essas especificações em termos de escala e capacidade.
Inovações tecnológicas recentes
Em maio, a China anunciou o desenvolvimento da primeira máquina de perfuração e detonação (BBM) do mundo, que aumenta em 30% a eficiência em comparação com os métodos tradicionais. Essa tecnologia foi desenvolvida em parceria entre a China Railway Science & Industry Group Corporation e a Universidade de Tsinghua.
O BBM se destaca por sua capacidade de operar em condições extremas e por empregar métodos de perfuração e detonação simultâneos. Pesquisadores da Universidade de Tsinghua afirmam que essa máquina pode ser utilizada em uma variedade de projetos, que vão desde a conservação de água até a construção de infraestrutura e mineração.
Impacto e futuro da tecnologia
Para Wang Jun, vice-chefe do departamento de construção de projetos de transporte de Jiangsu, a nova TBM representa um avanço crucial para o desenvolvimento da província. Ele ressalta que a habilidade de lidar com desafios complexos, como geologia variada e pressões subterrâneas, reforça a posição da China como líder em soluções de engenharia de grande escala.
As aplicações futuras dessa tecnologia prometem trazer avanços significativos em projetos ao redor do mundo, consolidando a China como pioneira no setor. A combinação de eficiência, segurança e tecnologia inteligente fará com que esses sistemas sejam cada vez mais demandados em iniciativas de infraestrutura global.
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