Estamos no meio de uma emergência de saúde pública e a vida como a conhecemos parou. Os lugares para onde costumamos ir estão fechados, os eventos pelos quais esperávamos estão cancelados e alguns de nós perderam nossos empregos ou temem perdê-los em breve.
Mas, embora não pareça, existem alguns revestimentos de prata; essa crise está trazendo o pior em alguns pontos, mas o melhor em muitos outros. Italianos em confinamento estão cantando juntos, espanhóis em confinamento estão se exercitando juntos, voluntários na Itália usaram impressora 3D para imprimir válvulas médicas para tratamento de vírus por uma fração do seu custo habitual. Montadoras como Jaguar, Land Rover, Vauxhall, Rolls-Royce, Tesla, General Motors e Ford produzindo respiradores mecânicos.
Na verdade, se você quiser sentir que ainda há esperança para a humanidade, basta olhar para esses exemplos – e tenho certeza de que há muito mais por aí. Há muita esperança e oportunidade para serem encontradas nesta crise.
Peter Xing, palestrante e escritor de tecnologias emergentes e diretor de iniciativas de tecnologia e crescimento da KPMG, concorda. Xing acredita que a epidemia de Coronavirus está nos apresentando amplas oportunidades para maior automação e entrega remota de bens e serviços. “A vantagem agora é a plataforma crescente do ecossistema de transformação digital”, disse ele.
Em uma palestra instigante na cúpula virtual COVID-19 da Singularity University esta semana, Xing explicou como o surto está acelerando nossa transição para uma sociedade altamente automatizada – e pintou uma imagem de como o futuro pode ser.
Enfrentando a escassez
Você provavelmente já as viu agora – as prateleiras estéreis do supermercado local. Se você estava no corredor de produtos de papel higiênico, na seção de alimentos congelados ou na área de produtos frescos, ficou claro que algo estava errado; as prateleiras estavam quase ou totalmente vazias. Um dos itens mais inexplicáveis que as pessoas têm comprado em pânico é o papel higiênico.
Xing descreveu essa escassez de papel higiênico como o dilema de um prisioneiro, apontando que agora temos um problema de escassez em termos de mentalidade, não em termos de escassez real de suprimentos. “É um dilema do prisioneiro: todos nós somos prisioneiros em nossas casas no momento e podemos acumular ou não, e os resultados dependem de como colaboramos”, afirmou. “Mas não é um jogo de soma zero”.
Xing fez referência a um artigo da CNN sobre por que o papel higiênico é um dos itens que as pessoas mais compram em pânico – eu também fiquei totalmente desconcertado com esse fenômeno. Mas talvez haja menos pânico se soubéssemos mais sobre os métodos de produção e a cadeia de suprimentos envolvidos na fabricação do papel higiênico. Acontece que é um processo altamente automatizado – você pode aprender mais sobre isso neste documentário da National Geographic – e requer poucas pessoas.
A limitação da cadeia de suprimentos aqui está na matéria-prima; certamente não podemos continuar cortando tantas árvores por dia para sempre. Graças à automação, o papel higiênico não é algo que as lojas deixarão de receber tão cedo.
Automação para todos
Agora temos um motivo para aplicar esse nível de automação a, praticamente, tudo.
Embora nossa situação atual possa nos forçar a usar mais robôs e sistemas automatizados mais cedo do que planejamos, isso acabará nos poupando dinheiro e criando oportunidades, acredita Xing. Ele citou restaurantes “casuais” – Chipotle, Panera, etc. como um excelente exemplo.
Atualmente, as pessoas nos EUA gastam muito mais para comer em casa do que em restaurantes casuais, se você levar em conta o custo dos alimentos que estamos preparando, mais o valor do tempo gasto na culinária, compras de supermercado e limpeza após as refeições. Segundo uma pesquisa da empresa de gestão de investimentos ARK Invest, levar em conta todos esses custos gera cerca de US$ 12 por refeição para alimentos cozidos em casa.
À medida que mais tarefas repetitivas e de baixa habilidade envolvidas na preparação de refeições rápidas e casuais são automatizadas, seu custo diminui ainda mais, nos dando mais incentivo para abandonar a comida caseira. Mas é importante notar que esses números não levam em consideração que comer em casa é, na maioria dos casos, melhor para você, pois é menos provável que você encha sua comida com açúcar, óleo ou vários outros ingredientes que melhoram o sabor, mas ingredientes destruidores de saúde – além disso, há aqueles que obtêm uma alegria quase incomparável ao trabalhar e saborear uma refeição caseira.
Agora que não devemos tocar em qualquer outra pessoa, mas ainda precisamos comer, automatizar a preparação de alimentos parece atraente – e talvez necessário. Vários serviços de entrega de comida já implementaram uma opção de entrega sem contato, na qual os clientes podem optar por deixar a comida à sua porta.
Além das oportunidades de automação no restaurante, drones de entrega, robôs e caminhões e vans autônomos podem desempenhar um papel fundamental. De fato, o uso de drones de entrega aumentou na China desde o surto.
Falando em entregas, os robôs de serviço aumentam constantemente em número na Amazon; até o final de 2019, a empresa empregava cerca de 650.000 seres humanos e 200.000 robôs – e os custos diminuíram à medida que os robôs aumentavam.
A pesquisa da ARK Invest prevê que a automação possa adicionar US$ 800 bilhões ao PIB dos EUA nos próximos 5 anos e US$ 12 trilhões nos próximos 15 anos. Nessa trajetória, o PIB acabaria sendo 40% maior com automação do que sem ela.
Automatizando-se?
Tudo está muito lindo, não é mesmo? Mas o que esses números e porcentagens significam para o consumidor, trabalhador ou cidadão médio?
Algumas pessoas estão se beneficiando da automação de maneiras que talvez não fossem esperadas. Estamos no meio do que provavelmente é o maior experimento de trabalho remoto da história, sem mencionar o aprendizado remoto. Ferramentas que nos permitem comunicar e colaborar digitalmente, como Slack, Zoom, Dropbox e Gsuite, permitem o trabalho remoto de uma maneira que não seria possível há 10 anos.
Além disso, Xing disse que ferramentas como o DataRobot e o H2O.ai estão democratizando a inteligência artificial, permitindo que quase qualquer pessoa, não apenas cientistas de dados ou engenheiros de computação, execute algoritmos de aprendizado de máquina. As pessoas estão codificando as etapas em seus próprios processos repetitivos de trabalho e fazendo com que seus computadores assumam tarefas para elas.
À medida que a impressão 3D se torna mais barata e mais acessível, ela também está sendo adotada mais amplamente e as pessoas estão encontrando mais aplicações – exemplo: os italianos mencionados acima que descobriram como imprimir de maneira barata uma válvula médica para tratamento de coronavírus.
A mãe da invenção
Esse movimento em direção a uma sociedade mais automatizada tem alguns pontos positivos: ele nos ajudará a permanecer saudáveis em épocas como a atual, reduzirá o custo de bens e serviços e aumentará nosso PIB a longo prazo. Mas, ao nos dedicarmos à automação, estaremos possibilitando um futuro que nos mantenha melhor psicologicamente e emocionalmente distantes um do outro?
Estamos em crise, e tempos desesperados exigem medidas desesperadas. Estamos nos protegendo, praticando o distanciamento social. E para a maioria de nós, isso é realmente desagradável e difícil. Mal logo isso vai passar!
Para melhor ou pior, essa pandemia provavelmente nos levará a acelerar o caminho para a automação em muitos setores e processos. As soluções que as pessoas implementam durante essa crise não desaparecem quando as coisas voltam ao normal.
Mas lembre-se de algo. Mesmo quando os robôs produzem nossos alimentos e os drones os entregam, e nossos computadores estão enviando dados e respostas por e-mail em nosso nome, e todos nós temos impressoras 3D para fazer o que quisermos em casa – ainda seremos humanos. E os humanos gostam de estar perto um do outro. Gostamos de ver os rostos um do outro, ouvir as vozes um do outro e sentir o toque um do outro – pessoalmente, não na tela ou em um aplicativo.
Nenhuma quantidade de automação vai mudar isso e, além de reduzir custos ou aumentar o PIB, nossa maior e mais crucial responsabilidade será sempre cuidar um do outro.
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