Elon Musk dá um conselho para os CEOs da América: pare de gastar tanto tempo em reuniões.
O executivo-chefe da Tesla disse que muitos líderes de negócios ocupam seus dias com discussões em salas de conferências ou durante apresentações e não prestam atenção suficiente para encontrar maneiras de tornar seus produtos melhores por meio de inovações do dia a dia.
“Os CEOs da América corporativa estão focados o suficiente na melhoria do produto? Acho que a resposta é não”, disse Musk a uma audiência online na terça-feira durante a cúpula anual do Conselho de CEOs do The Wall Street Journal. “Gaste menos tempo com finanças, gaste menos tempo em salas de conferências, menos tempo em PowerPoint e mais tempo apenas tentando tornar seu produto o mais incrível possível.”
Em seus comentários, Musk repetidamente criticou a forma como a maioria das empresas era administrada. Ele também criticou os graduados da escola de negócios, declarando que havia “muitas empresas de M.B.A.s executando.”
O executivo bilionário sempre adotou uma abordagem incomum em relação à gestão, que às vezes o colocou em maus lençóis. Ele discutiu com reguladores financeiros sobre seu uso de mídia social e, no início deste ano, criticou os esforços da Califórnia para conter o coronavírus. A Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commissions) alegou que Musk tuitou informações enganosas sobre a Tesla. Um acordo com a SEC exigia que os funcionários da Tesla pré-aprovassem declarações dele que poderiam afetar o preço das ações da empresa. No início deste ano, ele tweetou que achava que o preço das ações da Tesla estava muito alto.
“Qual é o objetivo de uma empresa? Por que ainda ter empresas? ” Musk perguntou na terça-feira, sugerindo que muitos líderes perderam de vista o papel fundamental das corporações. “Uma empresa não tem valor em si mesma. Ele só tem valor na medida em que é um alocador eficaz de recursos para criar bens e serviços de maior valor do que o custo dos insumos.”
Em vez de ficar obcecado com planilhas, disse ele, os executivos deveriam andar pelas fábricas ou interagir com mais clientes. A inovação muitas vezes não vem por meio de uma ideia revolucionária, mas de um foco implacável na melhoria contínua, disse ele.
“Seu produto é tão incrível quanto poderia ser? Provavelmente não”, disse Musk. “O que você poderia fazer para torná-lo ótimo?”
O desenvolvimento de uma mentalidade voltada para o produto é uma habilidade que pode ser aprendida, disse Musk, sugerindo que os executivos busquem feedbacks e pensem sobre os produtos que gostariam de usar. “Não é uma coisa misteriosa”, disse ele.
“Basicamente, seja um perfeccionista absoluto sobre o produto que você faz ou os serviços prestados”, disse Musk. “Se você não ama isso, não espere que os outros o façam também.”
Em suas próprias empresas, incluindo a Tesla e a Space Exploration Technologies Corp., também conhecida como SpaceX, Musk disse que cometeu erros no passado quando se desviou de seus próprios conselhos e se afastou muito das tarefas principais das empresas.
“Quando passo muito tempo em uma sala de conferências, geralmente é quando as coisas dão errado”, disse ele. “Quando vou passar o tempo no chão de fábrica, ou realmente usando os carros, pensando nos foguetes, é aí que as coisas vão melhor.”
Quando questionado se precisava delegar melhor, Musk disse que seus funcionários o respeitavam quando ele mergulhava nos detalhes de seu trabalho.
“Pense na guerra: você quer o general em alguma torre de marfim ou na linha de frente? As tropas vão lutar muito mais duro se virem o general na linha de frente”, disse ele. “Ninguém sangra com o príncipe no palácio. Vá lá na maldita linha de frente e mostre a eles que você se importa e que você não está apenas em um escritório luxuoso em algum lugar.”
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