Já é comum presenciar carros sendo vendidos por valores exorbitantes em leilões ao redor do mundo. E no início deste ano, uma Ferrari, em particular, se destacou como um dos carros mais caros leiloados em 2023: a rara 250 GT California Spider de 1962. O superesportivo foi vendido por um valor impressionante de US$ 18,1 milhões, o equivalente a cerca de R$ 95 milhões, pela Gooding & Co., uma renomada empresa de leilões de carros clássicos com sede em Santa Monica, Califórnia (EUA).
É importante salientar que esse foi o automóvel mais caro já vendido pela Gooding & Co. desde sua fundação há duas décadas. Recentemente, um Bugatti Chiron tornou-se o carro novo mais caro já leiloado na história, sendo vendido por mais de R$ 50 milhões na famosa casa de leilões RM Sotheby’s.
Vamos agora falar mais sobre a icônica 250 GT California Spider. Apresentada no Salão de Nova York em 1962, essa Ferrari é uma raridade, sendo o único exemplar fabricado na cor Azzurro Metallizzato, um belo tom de azul turquesa. Além da exclusividade da cor, esse modelo mantém a carroceria, motor, chassi e transmissão originais. A Pininfarina assina o design deste superesportivo, que teve apenas 52 unidades produzidas entre 1959 e 1962, incluindo outras cores.
Sob o capô, o 250 GT California Spider é equipado com o lendário motor Colombo 3.0 V12, capaz de gerar 266 cv de potência. Para a alegria dos fãs de carros clássicos, esse modelo exclusivo conta com uma transmissão manual de 4 marchas.
No final de 1957, enquanto a produção do Cabriolet Série I estava em andamento, a Ferrari trabalhava no desenvolvimento de uma nova versão conversível da 250 GT para o mercado em ascensão dos Estados Unidos. Os principais revendedores da Ferrari no país, Luigi Chinetti e John von Neumann, convenceram a fábrica a criar a 250 GT Spider, um veículo com dupla finalidade: um carro que pudesse ser utilizado para deslocamento cotidiano e também competir em pistas de corrida aos finais de semana.
As 52 unidades produzidas dessa versão exclusiva foram destinadas apenas aos Estados Unidos, por isso o nome California. Durante décadas, o carro passou pelas mãos de cinco proprietários, sendo que o último deteve a posse desde 2008.
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