A Nissan está empenhada em superar dois dos principais obstáculos que impedem muitas pessoas de adquirir carros elétricos – o preço e o tempo de recarga – por meio de um novo protótipo. Com o uso de baterias de estado sólido, a montadora planeja oferecer um carro elétrico com um custo 50% menor e um tempo de recarga impressionante de apenas 7 minutos. Essa iniciativa revolucionária tem como objetivo mudar a percepção da mobilidade elétrica e tornar essa opção de transporte limpo e sustentável mais acessível para todos.
Em uma entrevista à revista britânica Autocar, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan revelou que as baterias de estado sólido podem carregar até três vezes mais rápido, atingindo uma velocidade de 400 kW. Isso significa que um carro elétrico com uma bateria de 50 kW pode ser carregado em apenas sete minutos e meio, graças a essa tecnologia inovadora.
As baterias de estado sólido usam eletrólitos sólidos em vez de eletrólitos líquidos encontrados nas baterias de íon-lítio. Essa mudança permite uma densidade energética maior, o que significa que menos matéria-prima é necessária para alcançar a mesma autonomia de um veículo elétrico.
De acordo com AutoEsporte, a Nissan está empenhada em dobrar a densidade energética das células, tornando possível que as células tenham o mesmo tamanho de um notebook na fase de produção. Além disso, a montadora japonesa está trabalhando para reduzir o custo do carro elétrico em 50%, tornando-o acessível a mais pessoas.
Previsões
A Nissan tem planos de lançar seu primeiro modelo comercial com baterias de estado sólido em 2028. Os testes e experimentos com o novo carro elétrico devem começar em 2025 e o trabalho de engenharia está previsto para ser concluído em 2026.
Embora essa tecnologia apresente vantagens significativas, como carregamento mais rápido e maior densidade energética, a Nissan enfrenta desafios de custo e sensibilidade a pressão e temperatura, bem como a possibilidade de detritos de lítio causarem superaquecimento e incêndios na bateria.
O vice-presidente da Nissan afirmou que as baterias atuais terão uma nova geração em 2025 e versões em cobalto em 2028, mas ressaltou que os motores a combustão não serão atualizados para atender às normas de emissões Euro7. Isso mostra que a montadora está comprometida em inovar e avançar na tecnologia dos carros elétricos, mesmo em um mercado automotivo ainda dominado pelos motores a combustão.
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