O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais tradicionais e populares do país, todavia, essa opção tem perdido cada vez mais espaço para o Pix quando o assunto são pagamentos no e-commerce.
De acordo com os dados do estudo The Global Payments Reports, que entrevistou mais de 48 mil pessoas de 40 países, no Brasil o Pix pouco a pouco tem conseguido desbancar o cartão de crédito na preferência dos consumidores nas compras online. No ano passado, o cartão de crédito representava 39% dos pagamentos realizados no e-commerce, uma queda de 6% se comparado a 2021, quando a ferramenta era utilizada em 45% dos casos.
Enquanto isso, o Pix representou 24% do total de pagamentos realizados no comércio online no país em 2022, um crescimento enorme quando comparado a 2021, quando ele registrou somente 12% das transações no setor. Sendo que ainda existem algumas lojas digitais que ainda não aderiram a essa opção.
Todavia, o método de pagamento criado pelo Banco Central já conseguiu superar o boleto em várias instituições financeiras, e a cada dia se aproxima mais dos números dos cartões de crédito e débito.
Dentre os principais atrativos do Pix para os consumidores está a velocidade nas transações realizadas e a ausência de taxas, o que fez com que essa opção crescesse assustadoramente na preferência do público tupiniquim nos últimos tempos. Isso ao ponto, de que um número considerável de operadoras de palpites passassem a aceitar essa alternativa de pagamento, sendo que esta página especializada conta com uma lista das melhores operadoras de apostas esportivas que aceitam Pix atuantes no Brasil. Nelas, o usuário tem a chance de palpitar em competições de mais de 35 esportes, podendo recorrer a diversas promoções desde o seu primeiro depósito, para conseguir apostas gratuitas, odds aumentadas, saldo extra e algumas outras facilidades.
O The Global Payments Reports ainda aponta que, até 2026, o Pix pode ser responsável por 35% dos pagamentos realizados no e-commerce. O estudo também destacou que o uso das carteiras digitais tiveram um crescimento significativo do país, saltando de 8% em 2021 para 18% em 2022.
IA do Bradesco
No início deste mês, o Bradesco anunciou que a sua inteligência artificial, BIA, entrará em contato com os clientes da instituição financeira para confirmar o envio de transferências via Pix que foram retidas para a análise de segurança.
Segundo o banco, a BIA entrará em contato com os clientes através do WhatsApp, canal de comunicação que já tem sido bastante utilizado pelo inteligência artificial. A ideia da medida é criar mais uma ferramenta de prevenção de fraudes, e o banco utiliza esse mesmo método para a confirmação de transações suspeitas utilizando o cartão de crédito.
De acordo com dados divulgados pelo próprio Bradesco, desde que a BIA foi implementada, mais de R$ 96 milhões em fraudes foram prevenidas pela atuação da IA. “Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado. A BIA se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança”, relata José Gomes Fernandes, diretor de Segurança Corporativa do banco. A BIA foi lançada pelo Bradesco em 2016, e segundo a instituição, ao menos 2 bilhões de interações entre a IA e os clientes já foram realizadas.
O uso de ferramentas como a BIA tem se mostrado essencial conforme o enorme crescimento apresentado pelo Pix. No último mês, por exemplo, em dois dias consecutivos o Banco Central registrou mais de 128 de transferências via Pix. O BC também relata que, em junho, havia no país 625 milhões de chaves Pix ativas.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.