A AeroHT, braço de negócios eVTOL da XPeng, anunciou que recebeu uma autorização condicional do governo chinês para continuar os voos operados por um ser humano em seu carro voador X2. De acordo com a empresa, o X2 é o primeiro eVTOL a receber tal autorização em todo o país, permitindo que a XPeng AeroHT continue o seu desenvolvimento em direção à produção em massa de produtos eVTOL, como o seu carro voador de sexta geração previsto para produção no próximo ano.
A AeroHT, antiga XPeng Huitian, é uma entidade centrada em eVTOL da XPeng Inc., majoritariamente possuída pela empresa e pelo seu fundador He Xiaopeng. Desde sua criação em 2013, a AeroHT realizou mais de 15.000 voos seguros com o objetivo de combinar tecnologias automotivas e aeroespaciais para desenvolver veículos elétricos nacionais seguros em larga escala.
Enquanto a empresa está de fato desenvolvendo um carro voador real chamado X3 que já testemunhamos dirigir, estacionar e decolar sozinho, a AeroHT teve mais sucesso com seu eVTOL X2, que a empresa também descreveu como um ‘carro voador’, apesar de sua falta de rodas. Isso porque ele compartilha o design do corpo com o sedan P7 da XPeng.
O X2 está mais avançado porque a AeroHT o está desenvolvendo há muito mais tempo, como já cobrimos anteriormente. Como o eVTOL de quinta geração da AeroHT, o X2 realizou mais de 3.000 voos de teste desde seu primeiro voo em junho de 2021, incluindo seu primeiro voo público no exterior em Dubai no outono passado.
O fundador da XPeng, He Xiaopeng, já especulou que seu sonho com carros voadores começará com um pequeno número de eVTOLs após 2024, seguido de um número muito maior de veículos ocupando os céus até 2030. Com sua última autorização, a AeroHT busca continuar seu avanço significativo no exterior e trazer a implementação em escala de carros voadores de emissão zero à realidade.
A empresa compartilhou detalhes de sua última certificação em um post no WeChat da China nesta manhã, relato que ela oficialmente recebeu uma autorização especial de voo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC). Como resultado, o X2 da XPeng é o primeiro eVTOL operado por humanos a obter a autorização condicional em todo o país.
A certificação de voo licenciada agora permite que a AeroHT voar sob condições adicionais licenciadas. O braço eVTOL da XPeng não está perdendo tempo com as novidades, afirmando que continuará a realizar uma série de testes tripulados para acumular dados para pesquisa e desenvolvimento contínuos. A empresa afirmou também que continuará a realizar testes de voo rumo à produção em massa.
Este é outro grande passo para a XPeng AeroHT, pois busca usar sua última certificação com o X2 para apoiar o desenvolvimento e produção do mencionado X3. Durante a última atualização da XPeng durante seu evento 1024 Tech Day no ano passado, o carro voador real parecia mais próximo da produção do que nunca e está previsto para ser lançado na China em algum momento em 2024 por cerca de RMB 1 milhão (US$ 148.000).
Veremos se isso realmente acontece e a esse preço, mas por enquanto, podemos esperar ver muito mais material de voo eVTOL da XPeng AeroHT em seu centro de teste de carros voadores em Guangzhou.
Enquanto isso, aqui está o material da sexta geração de carros voadores decolando publicamente pela primeira vez.
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