Os aviões comerciais elétricos-híbridos podem ser uma realidade se a Airbus, a Rolls-Royce e a Siemens tiverem sucesso. As três empresas recentemente se uniram para trabalhar no sucesso da tecnologia E-Fan X que poderá chegar aos céus em três anos.
Siemens, Airbus e Rolls-Royce anunciaram suas parcerias na Royal Aeronautical Society em Londres. Eles se juntarão para criar o que eles chamam de um sucesso da tecnologia de curto prazo que poderá voar em 2020. De quatro motores de turbina a gás, um será substituído por um motor elétrico de dois megawatts.
Cada empresa tem um papel a desempenhar: a Airbus é responsável pela arquitetura geral de integração e controle para as baterias e o sistema de propulsão híbrido-elétrico. A Rolls-Royce é responsável pelo gerador de dois megawatts, eletrônica de potência e motor com turbo-eixo. E a Siemens fornecerá os motores elétricos de dois megawatts e uma unidade de controle de potência – e um inversor, sistema de distribuição de energia e conversor DC/DC.
De acordo com um comunicado de imprensa da Airbus sobre o projeto, “O E-Fan X irá explorar os desafios dos sistemas de propulsão de alta potência, como efeitos térmicos, gerenciamento de impulso elétrico, altitude e efeitos dinâmicos em sistemas elétricos e problemas de compatibilidade eletromagnética. O objetivo é empurrar e amadurecer a tecnologia, o desempenho, a segurança e a confiabilidade, permitindo avanços rápidos na tecnologia híbrida-elétrica”.
As empresas disseram que alguns dos principais desafios enfrentados pelo setor de aviação estão diminuindo a dependência de combustíveis fósseis e aumentando a eficiência. Eles estão trabalhando para atender a Flightpath 2050 Vision for Aviation da Comissão Européia, que implica uma redução de 75% e 90% do dióxido de carbono e óxido de nitrogênio, respectivamente, bem como reduzir o ruído em 65%.
A Airbus disse que as tecnologias existentes não conseguem atingir esses objetivos, de modo que as empresas estão buscando alternativas como eletrificação. O comunicado disse: “A propulsão elétrica e híbrida-elétrica é vista hoje como uma das tecnologias mais promissoras para enfrentar esses desafios”.
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