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Início»Tecnologia»Do conceito a definição do modelo: conheça Design Center South America da Stellantis em Betim, MG
Tecnologia

Do conceito a definição do modelo: conheça Design Center South America da Stellantis em Betim, MG

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos1 de setembro de 2022
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Imagem: Divulgação Stellantis
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O Design Center South America iniciou suas atividades em 2002, como Centro Stile Fiat, executando trabalhos específicos e complementares ao design global, como o lançamento da linha Adventure para a marca Fiat. O foco era realizar pequenas intervenções em modelos já existentes, para que se destacassem mais no mercado da América do Sul.

O acúmulo de experiências permitiu que, em 2010, fosse realizado o primeiro desenvolvimento inteiramente concebido na América do Sul – o novo Fiat Uno. Foi um sucesso de vendas e, a partir deste marco, a área se consolidou como um polo de desenvolvimento para a marca Fiat com foco no mercado da América do Sul.

Em 2016, outro projeto de grande êxito: a concepção da picape Fiat Toro, modelo que ganhou importantes prêmios internacionais de designe, como o IF e o RED DOT Awards. Em 2018, seguiram-se outros dois projetos de sucesso: Fiat Argo e Fiat Cronos. Em 2020, lançamento da Nova Fiat Strada, veículo mais vendido no Brasil em 2021 e no primeiro semestre deste ano.

A partir de 2021, já denominado DESIGN CENTER SOUTH AMERICA, começa uma nova era, que abrange outras marcas do grupo. Os projetos se sucedem: nascem ali os Fiat Pulse e Fastback (este último ainda não lançado) e pela primeira vez um Jeep, o Commander, é desenhado fora dos Estados Unidos. A nova versão do Jeep Renegade Conectado, o Peugeot Partner/Rapid e modelos Abarth e Citroën também começaram a virar realidade a partir do Design Center, que se consolida como um espaço de criação e desenvolvimento capaz de criar modelos totalmente novos para todas as marcas da Stellantis.

O Design Center atua no projeto de ponta a ponta. Inicia sua participação na conceituação e definição do briefing do modelo, a fim de conhecer, de fato, para quem estamos desenvolvendo o veículo, quais são as dores e desejos dos nossos clientes. É neste momento de conceituação e do briefing que a equipe se aprofunda na jornada do usuário para que possa criar produtos melhores para as pessoas.

A etapa seguinte é a de criação, em que são realizados e aprimorados os esboços do design interno e externo dos modelos e acontecem diversas reuniões com os times de engenharia e factibilidade até que ocorra a aprovação final da proposta. Em seguida, são finalizadas a matematização e renders 3D do produto, para que sejam criados os protótipos em escala 1:1. Os protótipos em tamanho real ajudam a visualizar o produto de diversos ângulos e permitem validar o conceito com o público-alvo.

Todo o processo é guiado pela perspectiva do cliente, pois o objetivo é mapear e desenhar a jornada de mobilidade das pessoas para oferecer uma experiência que seja segura, funcional e prazerosa. É aí que o time de UX entra em ação, focando nas principais interações que fazem parte da jornada: o universo da mobilidade dentro e fora do carro. No plano interior, o foco está nos canais de comunicação que uma pessoa pode ter dentro do carro: painéis de instrumentos, centrais multimídias, feedbacks sonoros, etc. Já fora do carro, pensa-se em todos os momentos de interação da mobilidade e conexões, como o Cart, o marketplace da Stellantis, e toda a experiência de conectividade. Buscando uma interação fluida e omnichannel.

O time de UX usa diferentes ferramentas e metodologias para cada cenário e cada produto. Faz análises experts e avaliações heurísticas para que possa mapear os pontos fortes e pontos fracos de cada produto. São realizadas entrevistas qualitativas para entender quais são os conteúdos mais relevantes em uma interface e entrevistas quantitativas para avaliar, por exemplo, se um ícone do painel está transmitindo a informação de forma correta. Este processo é feito no início do desenvolvimento do projeto para trazer agilidade e iterar sempre que uma nova informação aparece nas entrevistas. Assim, quando se inicia o desenvolvimento com a equipe de software, o produto e proposta já estão maduros e tem-se a certeza de que ele soluciona o problema ao qual se propuseram no início do projeto.

O usuário está sempre no centro do processo. No ano passado, foram realizados mais de 400 testes de usabilidade nos produtos da Stellantis. Para o cluster digital aplicado na Toro, Pulse e Renegade, por exemplo, foram realizadas mais de 1 mil entrevistas quantitativas para entender a priorização da informação dentro do painel.

Este quadro, sucesso de aplicação em nossos produtos, foi um projeto 100% desenvolvido na América do Sul e voltado para os clientes locais. O design e desenvolvimento de software foram feitos internamente na Stellantis. Foram aproximadamente 100 pessoas de 16 times diferentes trabalhando de uma forma colaborativa e ágil durante dois anos de desenvolvimento. No final do projeto, tem-se um produto com único hardware e software modular que traz funcionalidades diversas de acordo com cada marca. O quadro possui 3 homes desenvolvidas com base nos perfis mapeados e os usuários podem escolher qual delas se aplica melhor em seu contexto. Para a marca Jeep, inclui-se conteúdos de Terrain Modes. Já para o Brand Abarth, inclui-se conteúdos de performance.

Uma das etapas finais do processo de criação é a tematização das interfaces. A aplicação do visual look and feel de um produto permite que um mesmo software se transforme em uma experiência completamente diferente de acordo com cada marca e seja uma experiência totalmente imersiva para o usuário. A experiência deve ser seamless em termos de comportamento, mas também em identidade visual. Cada vez mais, as pessoas buscam experiências 100% customizadas em seus produtos. Elas definem os seus padrões de uso e contexto e buscam que os produtos utilizados sejam feitos sob medida para elas. Este é um dos grandes objetivos: oferecer o melhor da conexão e tecnologia para que ela funcione para as pessoas e não o contrário.

Imagem: Divulgação Stellantis
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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e cursando MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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