Engenheiros coreanos desenvolveram a primeira luva que permite que você pegue objetos virtuais manualmente, sinta suas formas e interaja com eles.
O sistema engana o cérebro, fazendo-o acreditar que está realmente capturando o que o capacete de realidade virtual está ensinando.
A luva envia um sinal elétrico que faz com que o material se contraia cada vez que alguém o toca em um espaço de realidade virtual.
Consequentemente, o dispositivo permite que as pessoas não apenas sintam os objetos virtuais, mas também que possam agarrá-las e segurá-las, e até mesmo sentir sua forma enquanto a seguram na mão.
É uma luva leve e flexível que imita no mundo virtual as sensações de manipular objetos reais.
Mundo paralelo
A realidade virtual (RV) é um ambiente de cenas ou objetos de aparência real gerados pela tecnologia computacional, que cria no usuário a sensação de estar imerso naquele ambiente.
O ambiente é contemplado pelo usuário através de um dispositivo conhecido como óculos ou fone de realidade virtual.
Geralmente é acompanhado por outros dispositivos, como luvas ou trajes especiais, que permitem maior interação com o ambiente, bem como a percepção de diferentes estímulos que intensificam o sentido da realidade.
Luvas de RV, portanto, não são uma tecnologia completamente nova, embora até agora tenham sido limitadas a transmitir no sentido da textura de objetos virtuais.
A nova luva vai muito além, pois transmite os detalhes da forma de um objeto virtual aos dedos do usuário, o que aumenta a sensação de realismo da experiência.
Testada com sucesso
A nova luva pesa o mesmo que meia maçã, por isso não representa nenhum problema de peso para o usuário. Foi testada em um ambiente virtual em que um usuário teve que pegar um cavalo localizado em um tabuleiro de xadrez virtual.
O usuário foi capaz de fechar a mão no cavalo virtual, sentir que ele estava segurando e que manteve a forma de um cavalo, apesar de sua natureza virtual.
Ele também foi capaz de levantá-lo e mantê-lo no ar, o que demonstrou a capacidade do dispositivo para uma série de novas experiências no mundo virtual.
Os criadores sugerem que a nova luva pode ser usada em diferentes ambientes de realidade virtual e associá-la a um software diferente. Os resultados são publicados em relatórios científicos.
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