Enquanto muitas crianças sonham em viajar de foguete e se divertir fazendo algum brinquedo, há outras que dão um passo à frente e se tornam jovens engenheiros aeronáuticos. Esse é o caso de Felipe Gómez, cuja paixão pela propulsão o levou a defender seu projeto de ciências nas escolas na feira internacional de ciências e engenharia da Intel. No voo de volta, o jovem lembra que seu mentor perguntou: “Você consegue imaginar que em 10 anos todos os aviões são mais eficientes graças a algo que você inventou?”.
Gómez continuou trabalhando com esse objetivo e hoje a ideia de tornar o vôo mais eficiente está um passo mais perto graças à sua invenção. É um novo design das turbinas dos propulsores que utiliza o plasma para a combustão de combustível de forma mais eficaz do que os modelos existentes. Por esta razão, o jovem mexicano tornou-se um dos inovadores com menos de 35 anos na América Latina 2018 do MIT Technology Review.
“Na combustão normal, o combustível é composto de grandes moléculas que se quebram pouco a pouco em moléculas menores. É um processo que requer algum tempo, enquanto o plasma é usado, um jato de elétrons pode quebrar as moléculas de combustível em fragmentos mais reativos “, explica Gómez. No entanto, até agora ninguém conseguiu tirar esta vantagem das desvantagens de integrar o sistema de plasma no injetor de um combustor de turbina.
Mas Gómez fez isso, e seu design já foi satisfatoriamente testado no Glenn Research Center da NASA nos EUA. Onde Gomez obteve financiamento do Departamento de Energia do Governo para continuar com suas pesquisas. Embora o jovem acredita que ainda há 4-5 para a tecnologia começa a ser utilizado em voo real, quando isso acontecer, sua turbina irá economizar combustível entre 1% e 5% em vôos domésticos, que são aqueles que em proporção mais gastam combustível nos períodos críticos em que o novo desenho é mais eficiente.
Em grande escala, essas economias aparentemente modestas poderiam ter um grande impacto sobre os custos e as emissões de gases de efeito estufa de todo o setor de aviação. Além disso, Gómez trabalha para transferir sua invenção para o projeto das turbinas das estações de geração de energia de ciclo combinado, o que poderia ter um impacto ainda maior.
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