Além dos automóveis, os pneus também estão ficando mais avançados com o passar do tempo no setor automotivo. Um conceito que despertou a atenção do mercado foi o UPTIS (ou Sistema Único de Pneu à Prova de Furos em português).
A novidade foi apresentada pela Michelin pela primeira vez em 2017 e desde então foi testada e aprovada por quem experimentou o novo pneu. Basicamente, o UPTIS resolve uma das maiores dores de cabeça do motorista: o furo dos pneus, promovendo mais segurança nas ruas e menos possíveis transtornos.
De acordo com o levantamento feito pela companhia francesa, pelo menos 200 milhões de pneus ainda com vida útil são descartados no meio ambiente por defeitos como exemplos rasgos ou perda de pressão.
A ideia é que o novo pneu também ajude a diminuir esse número e cause menos impacto no planeta, já que é feito usando apenas materiais renováveis. Sua produção também é mais simples em comparação aos pneus convencionais, destaca a Michelin, dependendo apenas de impressoras 3D.
Vale dizer que o projeto de criar um pneu sem ar e à prova de furo começou há quase cinco anos, fruto de uma parceria com a norte-americana General Motors.
Os primeiros testes práticos, no entanto, começaram em 2019. Em setembro do ano passado, o UPTIS também foi visto rodando em Munique, na Alemanha, e o retorno dos condutores sobre o produto foi positivo.
De acordo com a Michelin, o plano é que os pneus à prova de furo estejam prontos para o consumidor final em 2024, ano em que o produto começará a ser distribuído em larga escala. Restamos por agora saber como será a compatibilidade com as rodas já existentes no mercado e, principalmente, o preço.
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