Um supercarro inteligente, potente e de longa autonomia: essa é a proposta do mais novo veículo elétrico da JiYue, em parceria com a gigante chinesa Geely. Batizado de ROBO X, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e oferece uma impressionante autonomia de 644 km por carga.
A JiYue, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou o lançamento do ROBO X, descrito como o primeiro supercarro a combinar direção autônoma com inteligência artificial. O modelo promete impressionar com seu avançado sistema de propulsão, que inclui motores quádruplos com refrigeração líquida.
Segundo a empresa, o ROBO X é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos, posicionando-se entre os carros de produção mais rápidos do mundo. A JiYue classificou o veículo como uma “fera de desempenho”. Para efeito de comparação, o Lucid Air Sapphire, que atinge a mesma velocidade em 1,89 segundos, oferece 687 km de autonomia por US$ 249 mil.
Se os números de aceleração forem confirmados, o ROBO X representará um marco no mercado de supercarros elétricos, consolidando a posição da JiYue como uma competidora de destaque no segmento de alta performance.
Além de ser extremamente veloz, o supercarro chinês ROBO X destaca-se por sua integração avançada de inteligência artificial. De acordo com a JiYue, a IA do veículo é projetada para otimizar aspectos fundamentais como direção, manuseio, eficiência e segurança.
Um dos destaques do modelo é seu sistema de direção inteligente, que utiliza a tecnologia Apollo, desenvolvida pela Baidu. Essa solução torna o ROBO X o primeiro supercarro elétrico de rua capaz de aplicar direção autônoma em pistas de corrida, marcando um avanço significativo na combinação de performance e inovação tecnológica.
O ROBO X também inova com seu modelo de voz de IA e o assistente virtual Simo, desenvolvidos pela JiYue. Esses recursos permitem que os motoristas acessem informações do veículo em tempo real, como torque do motor e gerenciamento térmico, utilizando comandos de voz. A integração dessa tecnologia busca oferecer uma experiência mais intuitiva e prática, reforçando o foco na conectividade e na interação inteligente do supercarro.
O design e a aerodinâmica também receberam atenção especial no desenvolvimento do ROBO X. Um dos destaques visuais é o spoiler traseiro dividido, que não apenas complementa a estética do supercarro, mas também contribui para seu desempenho aerodinâmico.
Além disso, a estrutura feita de fibra de carbono e liga de alumínio garante uma carroceria leve e robusta, reforçando o equilíbrio entre alta performance e durabilidade no projeto da JiYue.
O ROBO X foi oficialmente revelado na semana passada durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, na China. Embora as pré-encomendas já tenham sido abertas, a produção em massa do supercarro não deve começar antes de 2027.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.