Graças aos esforços combinados de engenheiros dedicados e líderes da indústria na última década, o suporte a carros elétricos, tanto em termos de eficiência e sustentabilidade, tem crescido drasticamente. Ainda assim, no entanto, um dos problemas se refere a questão da recarga.
Uma bateria a base de fluído aquoso está sendo desenvolvida e está ajudando a mudar a narrativa e responder a algumas das questões de praticidade relacionadas a recarga que continuam a surgir. Uma equipe de engenheiros químicos com base na Universidade de Glasgow, desenvolveu uma bateria de fluído aquoso que utiliza um gás de hidrogénio ou nano-molécula de armazenamento de energia eléctrica: o resultado é uma nova forma e dinâmico de armazenamento de energia. Chamado de ‘híbrido-elétrico-hidrogênio’, a energia armazenada pode ser lançada ainda em forma líquida, fornecendo combustível necessário em qualquer forma.
Esta é uma notícia promissora, como a meta projetada é criar uma configuração em que o carregamento pode ser concluída ao mesmo tempo que é normalmente necessária para reabastecimento com gasolina. Agora, o tempo médio de carregamento varia de 30 minutos a mais de algumas horas.
Os resultados dos seus esforços de pesquisa foram publicados no Nature Chemistry nesta semana.
O co-autor da pesquisa e professor da Universidade de Glasgow, Leroy Cronin, disse sobre os objetivos da pesquisa, bem como o potencial impacto que poderia ter sobre a indústria:
“Para energias renováveis futuras e para sistemas de armazenamento de energia flexíveis de alta capacidade eficaz, são necessários para suavizar os picos e vales de oferta”, acrescentando: “A nossa abordagem irá fornecer uma nova rota para fazer isso eletroquimicamente.” Completa o professor.
A disparada dos custos de estabelecer estações de carregamento
Como os passos iniciais de estabelecimento de uma rede de carregamento sustentável que corresponde a demanda e-Car continuam, os objetivos, por vezes incompatíveis de fornecer aos carros em meio a demanda decepcionante continua a ser uma frustração na indústria.
Uma parceria entre a Volkswagen, BMW, Mercedes e Ford anunciada anunciada em 2017 para o desenvolvimento de uma rede de carga rápida por toda a Europa.
A parceria visa estabelecer ‘milhares’ de estações ao longo das estradas europeias até 2020. A cooperação de base ampla rara mostra as tensões nas montadoras e como eles investem bilhões de dólares para desenvolver veículos movidos a bateria para cumprir com os regulamentos ambientais mais rigorosos. Os compradores até agora mostraram pouco interesse nos modelos por causa da autonomia, o tempo necessário para recarregar e o alto preço dos veículos.
Fabricantes de carros elétricos têm a tarefa de educar – a venda, porque para todas as suas vantagens, se os e-carros não são convenientes para carregar, motivação para a compra não vai aumentar – o público sobre os benefícios de carros elétricos, bem como engajar-se em esforços de pesquisa e desenvolvimento ambiciosos. Inovações como estas, felizmente, estão ajudando a fornecer uma solução que não sela às montadoras custos exorbitantes.
A pesquisa foi publicada na revista Nature Chemistry.
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