Assim como carregar seu smartphone, fones de ouvido e outros dispositivos sem fio – wireless – é algo bastante comum, por que não carregar também desta forma os veículos elétricos? Com essa pergunta, a Volvo resolveu desenvolver a tecnologia necessária e já faz testes no mundo real com alguns de seus modelos.
A estação envia a energia através da zona de carregamento instalada no asfalto. O automóvel, por sua vez, recebe esta energia por meio de um receptor instalado na parte inferior do carro.
O carregamento começa automaticamente quando um veículo compatível estaciona na zona de carregamento delimitada, permitindo que os motoristas carreguem convenientemente sem a necessidade de sair do automóvel. Para facilitar o alinhamento do carro a zona de carregamento delimitada na rua, serão utilizadas câmeras de 360º graus. Confira o vídeo abaixo:
Para o modelo XC40 Recharge, a potência de carregamento será de mais de 40 kW, fazendo com que a velocidade de carregamento destas estações seja cerca de quatro vezes mais rápida que os carregadores domésticos AC (corrente alternada) de 11 kW e quase tão rápida como os carregadores de DC (corrente contínua) de 50 kW.
Desse modo, os automóveis da Volvo serão conduzidos 12 horas por dia e vão rodar mais de 100 mil quilômetros por ano, o que torna também uma prova de durabilidade para carros totalmente elétricos.
Today, we turn a fleet of pure electric XC40s into taxis to help us test #wirelesscharging, as we’re evaluating the potential of the technology. It all happens within the initiative Gothenburg Green City Zone, which lets us try exciting new technologies in a real environment. pic.twitter.com/QCmSUNzbnE
— Volvo Cars (@volvocars) March 3, 2022
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.