Em Triz (e na vida real…), o objetivo é de sempre aproximar-se da solução ideal de um projeto ou problema (idealidade); e aí aparecem as contradições. Para solucioná-las, devem obrigatoriamente ser utilizados os recursos existentes no sistema.
Aliás, isto “bate” com a própria definição da engenharia, através da qual o engenheiro, com seus conhecimentos e prática, busca solucionar problemas e necessidades humanas com o que a natureza lhe oferece, com seus exemplos, recursos e leis naturais…
Para facilitar esta tarefa, Altshuller e sua equipe fizeram uma cuidadosa seleção, dentre milhares de patentes já vencidas, procurando uma metodologia comum às soluções mais difíceis e criativas.
Daí localizaram 40 princípios criativos e 39 parâmetros de engenharia, que se combinam em uma tabela, onde podem ser trabalhados os parâmetros a melhorar, considerando-se os que não podem piorar com a melhoria desejada…
Embora existam muitas apresentações gráficas desta tabela, uma bem fácil de utilizar é a mostrada em www.triz40.com. Nela, de modo dinâmico, é possível entrar com a contradição a resolver, indicando qual a característica do projeto a melhorar (feature to improve) e qual a característica a preservar (feature to preserve).
Aí serão fornecidas várias indicações de como resolver a contradição, usando a criatividade e o conhecimento de engenharia…
No próximo “Engenharia em Pauta”, vamos dar exemplos e “brincar” um pouco com esta tabela. Até lá…
Imagem de Shutterstock
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.