Um colega nosso, eminente e atuante professor de engenharia (Paulo Roberto Labegalini, Instituto Federal Sul de Minas – Pouso Alegre – MG) uma vez contou esta história, em uma de suas ótimas “Mensagens Semanais”:
“Em uma história de animais, contam que, certa vez, duas abelhas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim, nadou até a borda, mas como a superfície era muito lisa e ela estava com as asas molhadas, não conseguia sair. Acreditando que não haveria salvação, a abelha desanimou, parou de tentar e afundou.
Sua companheira, apesar de não ser tão forte era tenaz e, por isso, continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo que, aos poucos, o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a abelha conseguiu subir e levantar voo para um lugar seguro.
Tempos depois, a mesma abelha tenaz, por descuido, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido na vez anterior, começou a se debater na confiança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra abelha, vendo a aflição da companheira, pousou na beira do copo e gritou: ‘Há um canudo ali, nade até ele e suba!’. A abelha tenaz não lhe deu ouvidos e, baseando-se na sua experiência de sucesso, continuou a se debater e a se debater até que, exausta, afundou no copo cheio de água.
Se hoje ela estivesse viva, como explicaria a teimosia em não querer subir no canudo? Ah, talvez dissesse que sabia muito bem o que estava fazendo e, por isso, não quis ouvir um conselho amigo. E quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até nos afundarmos na própria falta de visão?”
Termino esta série sobre uma proposta para o ensino de engenharia com esta fábula, porque sei que é natural pensar que uma instituição de ensino operando conforme descrito nos “Engenharia em Pauta” anteriores será fadada ao fracasso; seus egressos não conseguirão empregos formais, e fracassarão redondamente, não é? É natural esta reação: o que estamos vendo acontecer é a natural rejeição às inovações…
No entanto, estas notas foram baseadas no que já está acontecendo no mundo, em grandes e famosas instituições que se dedicam ao ensino moderno, em várias conversas com especialistas e em conclusões de reuniões e congressos que se dedicam ao novo, ao futuro. Podem estar certos de que estamos caminhando para este ambiente, sem o qual a escola não mais terá lugar na formação dos jovens.
Se você trabalha com instituições de ensino, em qualquer nível, reflita um pouco sobre tudo o que foi exposto, e tente colocar em prática o que mais é conveniente e possível para você e sua instituição. Tente! Meça os resultados! Erre e aprenda! Você vai gostar…
Não seja a abelha tenaz!
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.