Estima-se que o tubarão esteve escondido durante todo esse tempo no Oceano Ártico, perto da Groenlândia, e que tem cerca de 512 anos de idade, o que o torna o vertebrado mais antigo do mundo.

Sabe-se que os tubarões da Gronelândia vivem por centenas de anos e passam a maior parte de suas vidas nadando para procurar companheiros, por isso deduzimos duas coisas: este animal foi buscando um parceiro por um longo tempo, ou teve centenas deles.

Mas como é que os cientistas assumem a idade deste animal?

Acontece que esse tipo de seres cresce cerca de um centímetro por ano, e é isso que permitiu aos pesquisadores determinar sua idade, medindo seu tamanho.

Este tubarão em particular, um dos 28 tubarões da Groenlândia que foram analisados ​​por cientistas, mediu 5,4 metros de comprimento e pesava mais de uma tonelada, o que significa que pode ter entre 272 e 512 anos de idade.

A idade potencial do tubarão foi revelada em um estudo na revista Science, de acordo com o The Sun.

Devido à sua longevidade, os acadêmicos da Noruega acreditam que os ossos e tecidos dos tubarões da Groenlândia podem nos dar uma ideia do impacto das mudanças climáticas e da poluição ao longo de um longo período da história.

Pesquisadores da Universidade Ártica Norueguesa estão investigando o DNA do animal, observando seus genes para aprender mais sobre o que determina a expectativa de vida em diferentes espécies, incluindo os humanos.

Via Invdes.