A corrida para garantir baterias de próxima geração para veículos elétricos (EVs) aumenta com um novo investimento de US$ 130 milhões em seu desenvolvimento.
A Solid Power, com sede no Colorado, especializada em todas as baterias de estado sólido, usará o financiamento para levar sua tecnologia de bateria à escala automotiva, de acordo com um comunicado da empresa.
As baterias de estado sólido utilizam um material condutor de íon sólido – no caso da Solid Power, um sólido de sulfureto – no lugar do eletrólito líquido em uma bateria de íon de lítio convencional, com o objetivo de aumentar a capacidade e, ao mesmo tempo, simplificar a arquitetura da célula. O resultado, aumento de veículos elétricos a um custo reduzido.
Sem nenhum líquido, as baterias também são inerentemente mais seguras e apresentam menor risco de incêndio.
O outro investidor nomeado na rodada da Série B foi a empresa de capital de risco de armazenamento Volta Energy Technologies.
“BMW e Ford agora compartilham posições de liderança na corrida para todos os veículos elétricos movidos a bateria de estado sólido”, disse Doug Campbell, CEO e co-fundador da Solid Power. “A Solid Power agora planeja começar a produzir baterias em escala automotiva na linha de produção piloto da empresa no início de 2022.”
O investimento vem logo após uma rodada de investimentos de US$ 139 milhões liderada pela SES, desenvolvedora de baterias de metal de lítio sediada em Cingapura, em abril, e um investimento de US$ 100 milhões da Volkswagen na desenvolvedora de baterias de estado sólido do Vale do Silício QuantumScape em março, após uma soma anterior semelhante.
Estas são grandes quantias de dinheiro e refletem a seriedade com que os fabricantes automotivos estão perseguindo seus objetivos de veículos elétricos, com as tecnologias de bateria emergentes definidas como um fator chave em sua competitividade futura.
Com o novo investimento, a BMW e a Ford pretendem usar a tecnologia de bateria da Solid Power em seus próximos veículos elétricos.
A Solid Power está atualmente produzindo baterias de estado sólido multicamadas de 20 Ah em sua linha de produção piloto. Espera-se que células de 100Ah em escala real sejam entregues aos dois fabricantes a partir de 2022 para testes de qualificação automotiva e integração de veículos.
O investimento na Série B também apoiará a expansão das capacidades de produção para futura integração de veículos.
Ted Miller, gerente de Subsistemas de Eletrificação e Pesquisa de Fonte de Alimentação da Ford, disse que a tecnologia de bateria de estado sólido é importante para o futuro dos veículos elétricos, enquanto Frank Weber, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, descreveu seu desenvolvimento como um dos mais promissores e passos importantes para veículos mais eficientes, sustentáveis e seguros.
“É por isso que estamos investindo diretamente”, disse Miller, acrescentando que, ao simplificar o design, “seremos capazes de aumentar a gama de veículos, melhorar o espaço interior e o volume de carga e entregar custos mais baixos e melhor valor para os clientes.”
Tanto a Ford quanto a BMW haviam feito investimentos anteriores na Solid Power e a Hyundai foi outro investidor inicial junto com a Samsung.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.