A Jaguar colocou o I-Pace à prova: completar o Everesting Challenge subindo a 8.848 metros (altura do Monte Everest) com uma única carga
O teste foi feito na estrada mais alta da Grã-Bretanha, a Great Dun Fell, que chega a 547 metros em cada subida completa. O SUV elétrico foi pilotado pela campeã olímpica e mundial de ciclismo, Elinor Barker.
Barker foi escolhida pois normalmente o Everesting é cumprido sobre duas rodas, e não quatro. Os ciclistas devem completar uma série de manobras de escaladas e descidas por uma estrada montanhosa até obter um saldo elevação da mesma altura do Everest. No caso do Jaguar, o desafio não estava na distância percorrida em si, cerca de 93,3 km, mas nas condições extremas de todo o percurso.
Para cumprir o Everesting Challenge, os engenheiros da Jaguar utilizaram o sistema de frenagem regenerativa do I-Pace, desenvolvido utilizando tecnologia do programa de Fórmula E da Jaguar Racing. O “regen” gera cerca de 30% de energia adicional para o motor I-Type 5.
Para o desafio, Barker superou a marca dos pilotos de corrida e utilizou a tecnologia de frenagem regenerativa para gerar aproximadamente 60% de energia extra disponível ao longo das 16 descidas do percurso.
A bateria e a cabine do I-Pace foram pré-condicionadas durante o carregamento para otimizar o alcance, aquecendo ou resfriando automaticamente a bateria para atingir sua temperatura ideal de operação. A temperatura desejada da cabine é estabelecida a partir da energia da rede elétrica que substitui a extração de energia da corrente da bateria do veículo, o que otimiza o alcance da direção, especialmente em tempo frio.
O I-Pace traz sensores do cinto de segurança para determinar quantos ocupantes estão viajando no interior. De acordo com a quantidade de passageiros, o sistema aquece ou refrigera as áreas relevantes da cabine, mantendo o conforto enquanto minimiza o uso de energia. Em condições “normais”, o SUV possui 470 km de autonomia de bateria.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.