Ampaire, empresa de tecnologia de aviação da Califórnia, começará a testar a primeira aeronave elétrica comercial no final deste ano em rotas comerciais no Havaí.
No início desta semana, a empresa também revelou que começará a receber pedidos para o Electric EEL no próximo evento aéreo da EAA AirVenture em Wisconsin. O Electric EEL entrará em ensaios de voo com a Mokulele Airlines em parceria com Elemental Excelerator, um acelerador de startup no Havaí. A Ampaire espera que o Electric EEL receba a certificação da Autoridade Federal de Aviação em 2021.
A Ampaire está entre um grupo de startups que visam atacar outra área do aquecimento global. A aviação é responsável por 12% de todas as emissões nos EUA. Em 2017, em todo o mundo, os voos produziram 859 milhões de toneladas de CO2.
O Electric EEL visa abordar o impacto ambiental do CO2 e outras emissões, bem como reduzir os altos custos operacionais associados à aviação comercial. Tal como esta, o combustível pode representar 30% a 40% dos custos de operação de uma aeronave. O Ampaire Electric EEL é um bimotor Cessna 337 Skymaster modificado para voar com um motor de combustão convencional e um motor elétrico. O motor elétrico é alimentado por baterias.
“A maneira mais prática de alcançar um futuro totalmente elétrico é impulsionar o mercado com um presente parcialmente elétrico”, disse o presidente-executivo da Ampire, Kevin Noertker, em comunicado a imprensa no início desta semana. “Estamos buscando uma abordagem pragmática, passo a passo, um plano escalável para comercializar e expandir rapidamente o mercado de aeronaves elétricas. Essa abordagem reconhece que outros programas de desenvolvimento para aeronaves totalmente elétricas de folha limpa consumirão centenas de milhões de dólares em P&D e potencialmente exigirão uma década ou mais para serem certificadas”.
De acordo com o executivo, o desenvolvimento de uma aeronave totalmente elétrica a partir do zero será dificultado pela rápida evolução da tecnologia de bateria e pela falta de experiência por parte dos órgãos reguladores quando se trata de aeronaves elétricas. “Em contraste, a Ampaire está demonstrando a capacidade de reduzir o consumo de combustível em 50%. O custo de desenvolvimento de modificar uma aeronave existente é relativamente baixo e gerenciável em comparação a um design novo”, disse ele.
O executivo disse que a modificação do Cessna 337 é o primeiro passo na evolução das aeronaves comerciais elétricas e que a próxima iteração pode ser um retrofit híbrido ou totalmente elétrico.
Aeronave elétrica terá um enorme mercado
Com o amadurecimento da tecnologia das baterias elétricas, ele disse que a Ampaire mudará seu foco para projetos do nicho de energia limpa. O executivo disse que a empresa terá um fluxo de caixa forte de seus programas de retrofit e expertise em engenharia e certificação que serão necessários para convencer investidores e reguladores do futuro sobre aeronave elétrica. Noertker observou que a UBS, a empresa de Wall Street, previu que o mercado de aeronaves elétricas será enorme em US$ 200 bilhões no futuro.
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