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Início»Energia»Ford, GM, Google e provedores de energia solar se unem para mostrar o potencial completo dos veículos elétricos
Energia

Ford, GM, Google e provedores de energia solar se unem para mostrar o potencial completo dos veículos elétricos

Contrariamente ao que muitos afirmam, os veículos elétricos podem ajudar a estabilizar a rede elétrica.
Ademilson RamosPor Ademilson Ramos12 de janeiro de 2023Atualizado:14 de fevereiro de 2024
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Em uma parceria revolucionária, a Ford, a General Motors, o Google, a SunPower e a Sunrun estão se unindo para destacar os benefícios adicionais que os veículos elétricos oferecem além de produzir zero emissões.

Os veículos elétricos estão sendo lançados a um ritmo recorde, já que a preferência dos consumidores por carros elétricos de zero emissão aumenta. Quase todas as fabricantes de automóveis, sejam elas novas ou antigas, estão vendendo veículos elétricos tão rápido quanto os estão fabricando.

Isso ocorre pois pesquisas mostraram que os veículos elétricos puros são melhores para o meio ambiente, com zero emissões de gases de escape. A experiência de dirigir melhorada também atrai novos motoristas de veículos elétricos, fazendo com que eles nunca mais vejam um veículo movido a gasolina da mesma forma.

Com aceleração instantânea e uma dirigibilidade suave, não é de se admirar que as pessoas estejam mudando para veículos elétricos a uma taxa histórica. Enquanto isso, os veículos elétricos oferecem mais do que apenas uma experiência de dirigir emocionante e sem emissões.

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Os veículos elétricos podem essencialmente atuar como fontes de energia de backup com baterias potentes e grandes. Contrariamente ao que muitos afirmam, os veículos elétricos podem ajudar a estabilizar a rede elétrica.

Algumas fabricantes oferecem capacidade de carregamento bidirecional ou veículo-para-rede (V2G), permitindo que a energia seja enviada da bateria do veículo elétrico para a rede e vice-versa. Outras empresas se uniram para levar esta ideia um passo adiante em no que é chamado de usina virtual de energia (VPP).

As VPPs usam o conceito de “V2G” em massa, tirando energia de muitos veículos elétricos e outros dispositivos de energia limpa. Quando combinado com outros ativos de energia limpa, como a energia solar ou aquecedores elétricos controlados por inteligência artificial, os resultados podem ser multiplicados. Ao tirar energia desses dispositivos de energia limpa durante o pico de demanda de eletricidade, os usuários podem economizar dinheiro em custos de energia e ainda mais com incentivos de provedores de serviços públicos.

Ford, GM, Google e provedores de energia solar promovem VPP

A RMI, uma organização sem fins lucrativos que se concentra em acelerar a transição para a energia limpa, anunciou em um comunicado de imprensa que iria sediar a Virtual Power Plant Partnership (VP3).

A VP3 trabalha para moldar as políticas para apoiar a escalabilidade das VPPs, ajudando a avançar a descarbonização acessível e confiável do setor elétrico. As VPPs estão preparadas para um crescimento explosivo este ano, depois que novos incentivos da Lei de Redução de Inflação (IRA) tornam esses dispositivos de energia limpa (como veículos elétricos e painéis de energia solar) mais acessíveis. Mark Bole,

VP da GM e chefe de soluções V2X e bateria, disse:

As usinas virtuais de energia apresentam uma oportunidade de liberar valor adicional para residências, empresas e comunidades, ajudando a impulsionar maior independência energética e descarbonização da rede.

De acordo com o RMI, até 2030, as VPPs podem reduzir a demanda de energia de pico nos EUA em 60 GW, reduzindo os custos anuais do setor de energia em 17 bilhões de dólares. Os parceiros da VP3, incluindo Ford, GM, Google, Sunrun, SunPower e outros, se concentrarão em documentar os benefícios, desenvolver boas práticas e moldar o desenvolvimento de políticas para promover o uso de VPPs no futuro.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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